EconomyNewsTop Stories

IA será usada para acelerar exploração de petróleo

A inteligência artificial pode ter diversos usos. Muitos deles, no entanto, geram preocupação. É o caso de um novo acordo firmado entre uma empresa petrolífera de Abu Dhabi e a Microsoft para o uso da tecnologia para exploração de petróleo.

A ideia é usar a ferramenta para tornar as operações no setor de energia mais eficientes. O problema é que ambientalistas pedem que a exploração de combustíveis fósseis seja encerrada como forma de tentar reverter as consequências das mudanças climáticas.

Uso da IA promete tornar exploração de petróleo mais sustentável

A Abu Dhabi National Oil Co. usará pela primeira vez agentes de IA, desenvolvidos pela AIQ em colaboração com a Microsoft e a G42, para analisar grandes quantidades de dados referentes a atuação do setor.

O objetivo é identificar melhorias operacionais no setor de energia.

Segundo a empresa petrolífera, isso vai acelerar as pesquisas sísmicas e reduzirá o tempo que se leva neste processo de meses para dias.

Outra promessa é que a ferramenta irá tornar a exploração de petróleo mais sustentável, com redução de emissões, embora ambientalistas contestem essa previsão.

As informações são da Bloomberg.

Uso da IA na exploração de petróleo gera polêmica (Imagem: Maksim Safaniuk/Shutterstock)

Leia mais

Nem petróleo, nem seiva: a borracha que pode salvar o planeta

Poluição causada por indústrias petroquímicas aumenta risco de câncer nos EUA

Projeto da USP quer colocar robôs para trabalhar em estações petrolíferas arriscadas

Microsoft fechou parceria com gigante da região

Em setembro deste ano, a Microsoft e a G42 anunciaram a criação de dois centros de inteligência artificial em Abu Dhabi. Isso ocorreu apenas alguns meses depois de fecharem um acordo de US$ 1,5 bilhão (quase R$ 9 bilhões).

A G42, que busca se tornar uma superpotência de IA no Oriente Médio, faz parte do império do Sheikh Tahnoon bin Zayed Al Nahyan, um dos vice-governantes de Abu Dhabi, conselheiro de segurança nacional dos Emirados Árabes Unidos e irmão do presidente do país.

Microsoft participa do projeto de exploração de petróleo com uso de IA (Imagem: MacroEcon/Shutterstock)

A Microsoft está entre as empresas que trabalham com agentes de inteligência artificial, sistemas que executam uma série de tarefas sem supervisão humana e realizam funções que os modelos de IA existentes não conseguem.

O post IA será usada para acelerar exploração de petróleo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box