EconomyNewsTop Stories

Paint ganha IA para remover e preencher espaços em imagens

A nova versão de testes do Windows 11 trouxe novidades de IA importantes para o Paint e o Bloco de Notas. O editor de imagens ganhou funções para preencher espaços ou remover elementos de uma foto com ajuda de IA, enquanto o aplicativo de textos agora tem um revisor próprio para reescrever trechos.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Suporte ao Windows 10 chega ao fim em breve; veja como se preparar Steam libera gravador de jogos nativo para todos; veja como usar

IA no Paint para editar imagens

O Paint foi reforçado com duas novas ferramentas: Generative Fill (“Preenchimento generativo”, em tradução livre) e Generative Erase (“Apagamento generativo”, em tradução livre).

A primeira é usada para preencher qualquer espaço da imagem com um novo elemento gerado por IA. Basta selecionar uma área com o mouse, digitar um comando de texto e aguardar a criação do software. No entanto, o recurso está disponível apenas para os PCs Copilot+ com processadores Snapdragon


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Generative Erase tem a função contrária e pode ser usado para remover algum item de uma imagem — nesse caso, é necessário selecionar a área a ser apagada com um pincel e aplicar a mudança. O recurso será liberado para todos os computadores com Windows 11.

Ferramenta no Paint permite selecionar e apagar um elemento da foto (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A chegada das novas funções ajuda a aumentar a relevância do Paint, normalmente visto como um editor simples e atrás de outros concorrentes. Vale lembrar que outros softwares mais potentes, como o Adobe Photoshop, também incluem ferramentas de preenchimento generativo.

Assistente de escrita no Bloco de Notas

O Bloco de Notas ganhou a função Reescrever para editar e criar novos textos com ajuda de IA generativa. O assistente consegue reformular uma sentença, mudar o tom de linguagem, encurtar ou ampliar um texto e refazer parágrafos inteiros. 

O recurso é comum em editores de texto, como o Notas da Apple e o Documentos do Google. Aos poucos, a Microsoft deixa o Bloco de Notas mais versátil e recomendável para substituir o extinto WordPad

Editor do Bloco de Notas pode usar IA para reescrever textos (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Disponibilidade

Os três novos recursos estão disponíveis apenas para testadores inscritos no programa Windows Insider e devem ser liberados para o público geral nos próximos meses. A função Reescrever inicialmente foi liberada em Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.

Leia também:

Android 16 vai chegar antes do esperado, antecipa vazamento Quais jogos o Zeenix, console portátil da TecToy, conseguirá rodar? AMD supera Intel em receita para CPUs de servidores pela primeira vez

VÍDEO: POR QUE SEU PRÓXIMO COMPUTADOR PROVAVELMENTE SERÁ UM AI PC?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box