AMD Ryzen AI 300 Strix Point recebe leve melhoria em specs de memórias
A série Ryzen AI 300 de APUs AMD, também conhecida como Strix Point, recebeu nesta semana um leve incremento em seu suporte para memórias. Os processadores, que antes suportavam até LPDDR5X-7500, agora aparecem compatíveis com LPDDR5X-8000 no site oficial da AMD.
Quem percebeu a mudança foi Hoang Anh Phu (@AnhPhuH), que foi rápido em compartilhar a informação no Twitter. Seu post mostra uma captura de tela lado a lado para uma APU Strix Point, destacando a mudança na banda de memória.
Fonte: Hoang Anh Phu
Como atenta o pessoal do Tom’s Hardware, o notebook HP EliteBook X G1a já aparece listado com um processador Ryzen AI 300 e até 64GB de memória LPDDR5X-8000. O produto deve chegar em dezembro.
O site também ressalta que essa leve alteração na banda não deve trazer um incremento incrível de performance, mas que pode ser benéfica para a GPU integrada rodar jogos. Isso porque o componente depende bastante da banda de memória no processamento gráfico.
Fonte: Hoang Anh Phu
Para memórias DDR5 SODIMM, no entanto, há uma alteração no número de módulos, enquanto a velocidade continua a mesma. Antes as APUs Ryzen AI 300 apareciam com suporte a 4x2R, mas agora passaram para 2x2R. Ou seja, o suporte saiu de até quatro módulos dual-rank, para até dois módulos DDR5-5600 dual-rank.
AMD se prepara para expandir série Ryzen AI 300
Essa mudança “silenciosa” no suporte de banda de memória em processadores Ryzen AI 300 parece ser uma preparação da AMD para novos lançamentos na linha.
Atualmente os rumores e vazamentos falam de APUs mais poderosas Strix Halo e opções mais acessíveis Krackan Point. Os componentes Strix Halo devem receber o nome comercial de Ryzen AI Max, e suportar até LPDDR5X-8533. Isso alinha os produtos com as specs da família Lunar Lake, de sua rival Intel.
Mais processadores AMD:
AMD Ryzen AI Max 300 aparece em driver para placa da ASUS
Ryzen AI 300 “Krackan Point” aparece em vazamento com 8 núcleos Zen 5
AMD Ryzen AI PRO 300 agora é oficial: Zen 5 profissional até 12 núcleos
Os processadores Krackan Point, enquanto mais acessíveis, devem suportar também LPDDR5X-8000. Com a alteração, a AMD estabelece essa banda de memória como padrão mínimo em componentes Ryzen AI 300.