Steam libera função de Gravação de Jogos para todos os usuários
Após alguns meses de testes em Beta, a Steam liberou na última terça-feira (5) a função de Gravação de Jogos para todos os seus usuários. O sistema surge como uma alternativa nativa a recursos oferecidos por plataformas como OBS Studio, NVIDIA Shadowplay e XSplit, entre diversos outros nomes conhecidos do mercado.
Integrada ao famoso software, a novidade permite não somente gravar gameplay em qualidades variadas, mas também traz recursos de edição básicos. Além disso, os usuários podem destacar momentos que consideram mais importantes ou “controversos”, o que deve tornar mais fácil atrair a atenção de audiências.
Foto: Divulgação/Valve
A Gravação de Jogos do Steam também pode beneficiar desenvolvedores, que podem trabalhar com marcadores de momentos importantes de seus games. Nesse sentido, o sistema funciona de forma semelhante ao PlayStation e ao Xbox, que já podem ser ajustados para fazer capturas de tela ou gravações de momentos específicos.
Sistema de gravação é integrado ao overlay do Steam
De forma semelhante a outras soluções, o sistema de Gravação de Jogos do Steam pode ser programado para funcionar de diferentes formas. Ao mesmo tempo em que é possível usá-lo de maneira constante, até que a unidade de armazenamento usada se esgote, também é possível gravar somente momentos específicos pressionando um botão.
Foto: Divulgação/Valve
Todos os clipes podem ser cortados e armazenados tanto em seu PC quanto compartilhados rapidamente na aba de mídia dos jogos disponíveis na plataforma. Além disso, o sistema chega totalmente integrado com o Steam Deck, facilitando a captura de gameplay gerado diretamente pelo portátil.
A Valve garante que o sistema foi ajustado de forma a capturar somente jogos executados, não correndo o risco de gravar imagens de seu desktop por engano. A versão preliminar da funcionalidade estreou em Beta em junho deste ano, se mostrando desde aquela época uma boa alternativa para outros softwares famosos.
Fonte: PC Gamer