21% dos estúdios de games europeus tiveram demissões em 2023
Um novo estudo divulgado pela Big Games Industry Employment Survey mostra que não foi somente o mercado norte-americano de games que sofreu com grandes demissões nos últimos anos. Segundo ele, 21% dos estúdios que operam na Europa sofreram algum tipo de corte entre 2023 e 2024.
Entre os participantes voluntários da pesquisa, 15% disseram que foram demitidos, mas encontraram outras oportunidades, enquanto 6,2% ainda estão buscando por novos empregos. 55,6% ainda estão trabalhando nas empresas que sofreram cortes, enquanto 23,2% disseram que saíram delas por escolha própria.
Foto: Reprodução/Game Developer
Os setores mais afetados foram os de relações humanas (32% dos participantes) e de testes de qualidade (28%), sendo esta última área vista como historicamente pouco importante para muitos estúdios. Essas também foram as categorias cujos profissionais tiveram uma tendência maior a procurar por outros trabalhos que não tenham mais a ver com a indústria de games.
Setores de estúdios ainda sofrem com riscos
Os entrevistados também mostraram que ainda convivem com o medo de novos cortes, acreditando que setores como localização, áudio, arte e design são os que sofrem com maiores riscos. Em compensação, os cargos de relações públicas, fundador/cofundador e gerente de comunidade parecem ser os mais seguros, na visão dos profissionais.
Foto: Reprodução/Game Developer
Além disso, quem ocupa cargos considerados júnior ou atua como trainee corre mais riscos do que aqueles que já se estabeleceram em posições mais sênior. O estudo revela que, no total de entrevistados, 10% acabou arranjando empregos em outras áreas — sendo que, dentre eles, 31% eram funcionários de nível júnior.
O estudo também revela que 55% dos entrevistados que moram em países da União Europeia sentem que seus estúdios sofrem com problemas de burnout, e 51% têm problemas graves envolvendo suas gerências. Essas taxas mudam para 61% e 47%, respectivamente, nos países que não pertencem ao bloco econômico.
Fonte: Game Developer