Gastos excessivos? Big techs querem investir ainda mais em IA
As big techs parecem não estar preocupadas com as análises da Wall Street nos últimos meses, constatando que os gastos com IA são excessivos, sem obter resultados financeiros que justificassem esses custos.
Uma matéria da Bloomberg informa que, neste trimestre, as empresas do Vale do Silício planejam aumentar ainda mais seus investimentos, com Amazon, Microsoft, Meta e Alphabet prevendo gastar mais de US$ 200 bilhões em 2024.
Esse aumento de gastos está relacionado à corrida global por IA, impulsionada pelo lançamento do ChatGPT. As empresas buscam garantir chips e construir data centers, firmando acordos com fornecedores de energia para sustentar essa infraestrutura. Executivos defendem que esses investimentos levarão a um aumento significativo na lucratividade futura.
Leia mais:
O que é uma câmera com inteligência artificial?
Quais são as principais empresas de Inteligência Artificial do mundo
Real ou deepfake? Veja como identificar se uma imagem foi gerada por inteligência artificial
Aposta é de crescimento para as empresas nos próximos meses
Apesar de resultados financeiros mistos, com a Amazon e a Alphabet superando expectativas e a Meta e a Microsoft enfrentando desafios, a maioria dos analistas permanece otimista.
A Microsoft, por exemplo, viu sua demanda por serviços de nuvem crescer rapidamente, mas teve dificuldades para expandir sua capacidade de data centers.
A Meta, por sua vez, relatou perdas em sua divisão de realidade aumentada, mas continua a acreditar que seus investimentos em IA fortalecerão suas receitas de anúncios, já que Zuckerberg argumentou que o negócio principal da empresa de vender anúncios no Facebook e Instagram está colhendo os frutos dos investimentos.
Em meio a gastos robustos com o Llama, seu modelo de linguagem, as ações da Meta subiram 60% este ano, e analistas sugerem que a paciência dos investidores pode ser recompensada no futuro.
O post Gastos excessivos? Big techs querem investir ainda mais em IA apareceu primeiro em Olhar Digital.