Brasil tem alerta de tempestades e ventos de 100 km/h até esta terça-feira (5)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuva intensa a tempestades no Brasil. São 17 unidades da federação que podem sofrer com tempestades, além de ventos com até 100 km/h.
Quais as regiões que mais podem sofrer com tempestades e ventos?
Os estados com maior preocupação são Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo;
Em tais regiões, o alerta de chuva intensa tem grau de perigo severo, o segundo nível mais grave;
Esse nível tem alerta laranja. Nesses estados com tal alerta, existem 757 municípios, onde podemos ter chuva de 30 mm/h a 60 mm/h e possibilidade de acúmulo diário entre 50 mm a 100 mm;
Por sua vez, os ventos poderão alcançar entre 60 km/h a 100 km/h;
Dessa forma, há risco de alagamentos, queda de árvores, falta de energia, risco de descargas elétricas e mais. Portanto, abrigue-se com segurança e, caso necessário, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Leia mais:
10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
Como conferir qualidade do ar pelo celular
Nunca tivemos tanto CO₂ na atmosfera e em velocidade histórica
Regiões com alerta amarelo
Partes de Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo têm alerta de chuva intensa de severidade de potencial perigo, de alerta de cor amarela.
Outros estados que também têm esse nível de perigo são Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Calor e risco de temporais: veja a previsão do tempo para a semana
A semana será marcada pelo tempo instável em grande parte do Brasil. Isso é resultado da combinação de ar quente e úmido, baixa pressão atmosférica originada no Paraguai e a chegada de uma frente fria.
Leia a matéria completa aqui
O post Brasil tem alerta de tempestades e ventos de 100 km/h até esta terça-feira (5) apareceu primeiro em Olhar Digital.