Chip ARM da NVIDIA para PCs pode chegar ao mercado em 2026
A NVIDIA deve anunciar oficialmente seu chip ARM no mês de setembro de 2025. Assim, o processador ficaria comercialmente disponível em 2026. É isso que dizem os rumores mais recentes sobre o assunto – ou seja, é recomendada uma dose saudável de ceticismo a respeito dessas informações.
As informações vêm do DigiTimes, via WCCFTech. Há tempos se fala em rumores e vazamentos a respeito de um possível processador ARM para PCs pela NVIDIA. Agora, o site menciona que o andamento do desenvolvimento da plataforma segue conforme os planos, com a janela de estreia entre 2025 e 2026.
Fonte: TSMC
Aparentemente, o DigiTimes não menciona a Mediatek em seu post mais recente sobre o processador ARM da NVIDIA. No entanto, diversos rumores anteriores apontam para uma parceria entre essas duas empresas. Assim, a NVIDIA aliaria sua expertise em GPUs com a experiência da Mediatek em seus processadores Dimensity para mobile.
Vale ressaltar ainda que a NVIDIA não é estranha à criação de SoCs. Seus chips Tegra aparecem em diferentes plataformas, incluindo o Nintendo Switch – atual terceiro colocado na lista de consoles de videogame mais vendidos no mundo.
Processador ARM da NVIDIA será feito em 3nm?
Entre as informações não oficiais a respeito do suposto processador ARM da NVIDIA, temos algumas especulações a respeito de suas especificações. Espera-se que o produto seja fabricado no processo de 3nm da TSMC, e o pessoal do WCCFTech já se arrisca prever até um produto de qualidade high-end, que deve competir com a próxima geração dos Snapdragon X Elite.
Mediatek/Nvidia
Apesar de não ser mencionada no rumor mais recente, a parceria com a Mediatek também parece bastante possível. Importante lembrar que as empresas já trabalharam juntas oficialmente em outras oportunidades.
Notícias relacionadas:
Chip da NVIDIA com MediaTek terá seu design finalizado neste mês [RUMOR]
NVIDIA supera Apple e se torna empresa mais valiosa do mundo
NVIDIA anuncia parceria com Mediatek para sua tecnologia G-Sync
Por fim, o timing parece bastante plausível também. Com os rendimentos impressionantes que a NVIDIA tem conquistado graças à sua dominância na área de aceleradores para IA, faz sentido que a empresa queira aproveitar sua posição para alcançar ainda mais segmentos do mercado de tecnologia.