63% dos executivos de tecnologia dizem acelerar investimentos em IA
Cerca de dois terços (63%) dos executivos de tecnologia dizem que os novos investimentos em IA estão acelerando, enquanto um terço descreve seus esforços como cautelosos. Isso de acordo com a última pesquisa bienal do CNBC Technology Executive Council.
Outra descoberta da pesquisa do CNBC é o quanto o Copilot da Microsoft, introduzido há cerca de um ano, emergiu como o vencedor inicial no mundo corporativo: 79% dos entrevistados dizem que sua empresa o está usando.
No entanto, os números sobre a implantação total e permanente ainda não são uma vitória clara para o gigante da tecnologia. Enquanto 50% disseram que suas organizações decidiram implantar a tecnologia para todos os funcionários, outros 17% afirmaram que não decidiram adotar completamente o Copilot, e um terço das empresas dizem que ainda estão na fase de testes.
AMD, Intel, Microsoft, Google, Amazon e outras formam consórcio UALink
Microsoft corrige estimativas erradas de bateria no Surface Pro 9
Ainda muito popular, Windows 10 terá suporte oficial encerrado em um ano
Créditos: Microsoft.
Custo e Retorno
Quando perguntados se vale o custo ($30 mensais por usuário no caso do Copilot), os líderes de tecnologia ainda não têm certeza. Um quarto dos entrevistados respondeu sim ou não a essa questão, enquanto 50% disseram que ainda é cedo para saber. Esses números devem aumentar ao longo do tempo, com apenas um terço das empresas dizendo que não têm planos de usar o Copilot no futuro.
Conforme outra pesquisa recente da Deloitte, dois terços das organizações estão aumentando os investimentos em IA generativa com base no “alto custo inicial até agora”. Muitos projetos de IA empresarial permanecem no estágio de piloto ou prova de conceito, com mais de dois terços das organizações dizendo que moveram 30% ou menos de seus experimentos de IA generativa para produção total.
Também de acordo com a Deloitte, mais de 40% das empresas estão lutando para medir o impacto das iniciativas de IA generativa. Menos da metade desenvolveu indicadores chave de desempenho para medir efetivamente o retorno da IA, enquanto muitos dizem que as medidas padrão de sucesso não funcionam.
A pesquisa foi conduzida entre uma amostra de membros do CNBC Technology Executive Council entre 8 e 21 de outubro.
Fonte: CNBC.