Notebooks com GeForce RTX 50 usarão CPUs de gerações passadas
As GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 são aguardadas para o começo de 2025 e mesmo sendo uma nova geração, esses chips gráficos não devem ser acompanhados de CPUs atuais nos notebooks de 2025.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp NVIDIA libera driver que corrige várias vulnerabilidades nas GeForce RTX CEO da NVIDIA e rei da Dinamarca ligam primeiro supercomputador do país
Segundo o leaker chinês Golden Pig Upgrade, as GPUs Blackwell para games não devem chegar em conjunto com os Intel Core Ultra 200 “Lunar Lake” ou os AMD Ryzen AI 300 em notebooks, mas sim com as gerações Raptor Lake e Zen 4, ou seja, Intel Core de 13ª ou 14ª gerações e Ryzen 7000 mobile.
O leaker diz que “está ficando cada vez mais difícil lançar novos produtos de CPU economicamente. A posição da CPU nos notebooks deve ser reajustada no futuro”. Ele reforça que não são todos os notebooks com RTX 50 que usarão processadores de geração passada, mas a maioria deles.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Golden Pig Upgrade alega ainda que as séries H e HX dos processadores Intel, voltados para o mainstream e entusiasta, são significativamente mais caros. Esse seria um dos motivos pelos quais a maior parte dos notebooks ainda deve usar CPUs de gerações passadas, já que há amplo estoque e disponibilidade.
Foto da GeForce RTX 5080 para notebooks (Imagem: Moore’s Law is Dead)
Fabricantes já estariam com GeForce RTX 50
Em se tratando de informações não oficiais sobre as GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 mobile, temos menos detalhes do que as variantes para PC de mesa. O que sabemos é que elas podem já estar com as fabricantes de notebooks, algo que corrobora agora com esse novo rumor.
Além disso, um vazamento vindo de um fabricante de notebooks reforça mudanças nas memórias. As GeForce RTX 50 passarão a usar memórias GDDR7, seja nos notebooks ou PCs de mesa.
A NVIDIA ainda não oficializou a próxima geração de GPUs para games, mas rumores dizem que as placas de vídeo baseadas em Blackwell devem chegar entre janeiro e março do próximo ano, uma abordagem diferente de como a empresa vinha fazendo, com intervalo de tempo mais espaçado entre os modelos.
Leia a matéria no Canaltech.