Fundador da Arkane sobre fechamento: “Agradar acionistas?”
O encerramento da Arkane Austin pela Microsoft no início de 2024 não foi de fácil digestão para muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalhavam no estúdio. O fracasso de Redfall foi a gota d’água para a dona do Xbox findar as atividades desse time.
Raphael Colantonio, fundador e ex-líder do estúdio, manifestou a frustração que ainda perdura em muitos ex-desenvolvedores da equipe.
Fim da Arkane Austin: má decisão
Colantonio deixou a companhia em 2017, após o lançamento de Prey, aclamado por fãs e crítica. “Acho que, se você parar para olhar só um pouquinho, fica óbvio que a Arkane Austin era um grupo muito especial, que havia feito algumas coisas legais e poderia conseguir isso de novo. Acredito que essa decisão foi uma questão de ‘precisamos efetuar algum corte’. Teria sido para agradar investidores? O mercado de ações? Eles [Microsoft] estão num jogo diferente”, comentou o executivo em entrevista ao site PC Gamer.
Ele não entende por que a Microsoft tomou tal decisão, que ocorreu após a saída do ex-chefe do estúdio. “As regras com que eles jogam…podemos não entendê-las. É algo diferente. É difícil entender por que fizeram o que fizeram. O meu único lado é dizer que a escolha específica de matar a Arkane Austin não foi uma boa decisão”, pontuou.
Ele acredita que é “impossível” criar um estúdio que contenha um grupo desse nível de criatividade. “Leva uma eternidade”, ponderou.
O “irmão” que ficou vivo na batalha, o estúdio Arkane Lyon, segue firme trabalhando em seu próximo projeto, que é um jogo baseado no vampiresco Blade, da Marvel. Colantonio, por sua vez, trabalhou em Weird West e agora está na linha de frente do game WolfEye, um FPS de ação e RPG.
Fonte: PC Gamer