8 Vingadores péssimos que merecem uma segunda chance
Os Vingadores é uma das principais equipes da Marvel Comics, com uma importância que é rivalizada apenas quando colocada lado-a-lado do Quarteto Fantástico e dos X-Men. Após 86 anos de HQs, com diversos arcos e grandes sagas, o grupo já contou com mais de 100 integrantes ao longo de sua história.
- 8 tramas mais chatas e irritantes da Marvel Comics
- Justiceiro: qual é a origem da caveira no peito de Frank Castle?
E todos sabem que, em grupos desse tamanho, sempre há aqueles super-heróis que ficam em segundo ou até terceiro plano. Muitos não recebem a mesma atenção e amor dos fãs em proporções similares às vistas com ícones como o Capitão América, Homem de Ferro, Viúva Negra e vários outros.
Baseado no conteúdo do ScreenRant, nós do Canaltech podemos provar que alguns dos péssimos Vingadores só precisam de uma mudança visual e de foco para brilharem ao lado dos demais. Se vimos até vilões recebendo segundas chances, porque estes benfeitores não podem alcançar os holofotes através de uma nova tentativa?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
8. Arraia
Introduzido em Tales to Astonish #95 (1967), Walter Newell trabalhava como um oceanógrafo comum. Ele construiu uma estação de pesquisa subaquática, que foi destruída por um vilão e acabou sendo resgatado por Namor. Até aí, tudo bem. Depois os chefes de Walter criaram um traje de exploração submarino para o profissional, que tinha a missão de caçar e capturar seu salvador. Porém, como ele não era um vilão, acabou se tornando um aliado do príncipe submarino.
O chamado Arraia auxiliou o super-herói e os Vingadores em diversas situações no passado, mas foi jogado para escanteio. Levando em consideração que o oceano é um vasto lugar e o Namor é um só para cobrir todo o território, os Heróis Mais Poderosos deviam chamá-lo para ajudar a defender os sete mares — já que representa 71% de todo planeta Terra e o que não falta é vilão.

7. Pássaro de fogo
Não meus caros leitores, não é o pássaro de fogo que canta aos seus ouvidos. Bonita Juarez vivia no Novo México quando um meteoro cai perto de onde estava, cobrindo-a de radiação. Este contato gerou o poder de absorver e controlar o fogo e o calor (assim como a ondulação de ar ao seu redor). Sua história foi contada em O Incrível Hulk #265 (1981) e ela se uniu logo em seguida aos Vingadores da Costa Oeste.
Ao contrário do sumido Arraia, Pássaro de Fogo até aparece com uma certa frequência. Ela inclusive esteve presente quando Sam Wilson assumiu seu posto como Capitão América. Após os eventos da Guerra Civil, ela foi selecionada como uma das heroínas que protegeriam o estado do Texas — iniciativa de Tony Stark. Ou seja, ela está por aí. A Marvel só precisa se lembrar dela.

6. Abismo
A Abismo foi apresentada como a última Abyssi, um grupo de juízes cósmicos que acompanhou Ex Nihilii enquanto criava vida por todo o universo. Ela agia como uma agente dos Beyonders, mas que não concordava com a iniciativa deles contra o multiverso, o que a fez se unir aos Vingadores do Multiverso para impedir a sua ameaça.
Apresentada em Os Vingadores #1 (2012), vemos que ela se sacrificou para salvar todas as realidades. Porém, como ela pertence a um grupo praticamente imortal, porque não trazê-la de volta? Ela representa o “nada”, o “vazio” que existe entre a existência. Com uma abordagem certa, ela podia pertencer à uma divisão sombria do grupo — ao lado de personagens como o Manto, Falcão de Aço, Noturno e outros.

5. Vitorioso
Victor Mancha foi apresentado em Os Fugitivos #1 (2005) como uma consequência dos inúmeros confrontos dos Vingadores. Um criminoso encontrou os destroços de Ultron (destruído pelo grupo) e ajudou o vilão a se reerguer. Em troca, ele realizou o desejo do criminoso de ter um filho: montando um andróide com as células de seu “pai”. E assim surgiu o jovem Fugitivo.
O personagem também já integrou o time dos Jovens Vingadores, mas vimos o potencial que ele pode atingir com uma variante do multiverso que era chamada de “Vitorioso”. Levando em consideração que Ultron possui versões mais pacíficas espalhadas pelo Universo Marvel (Visão é uma delas), ele também tem direito a ganhar uma chance de salvar o dia e se tornar um grande herói.

4. Garra de prata
Nos anos 1990 a Marvel queria expandir ainda mais o seu time de Vingadores e encontrou na América Latina um bom lugar para trazer novos super-heróis. Em Vingadores #8 (1998) conhecemos Maria Santiago, a Garra de Prata: ela é uma semideusa que pode se transformar em qualquer animal de região tropical, o que a torna uma personagem extremamente versátil em diversas situações.
Além de ser a garantia de que os Heróis Mais Poderosos da Terra não estarão “presos” apenas aos Estados Unidos, ela poderia representar uma divisão menos voltada para o combate e auxiliar em missões que façam bom uso de suas habilidades — como resgate, geolocalização e várias funções que suas formas animais podem exercer. Afinal de contas, ser um Vingador não significa só cair na pancadaria. Certo?

3. Esmagadora
Além de Abismo, em Vingadores #1 (2012) fomos apresentados à história de Isabel Kane. Ela descobriu um traje de um Esmagador do Império Shi’ar e pode usar todos os poderes da Guarda Imperial alienígena — o que levou a ser convidada a se unir aos Vingadores, que estavam confrontando Ex Nihilo.
Depois destes eventos, a personagem seguiu para o Império Shi’ar e não voltou a aparecer nas HQs na última década. Levando em consideração que entraremos no arco Imperial de Hulk, é uma grande oportunidade para vê-la novamente (seja ela uma aliada dos Heróis Mais Poderosos da Terra ou seguindo contra seus planos).

2. Homem-Areia
O Homem-Areia foi apresentado ao público como um grande vilão em O Espetacular Homem-Aranha #4 (1963), porém depois de 60 anos de sua criação e a sua presença até em adaptações cinematográficas, já sabemos que Flint Marko não é um cara mau. Ele já foi perdoado pelo Capitão América e se uniu aos Vingadores, se tornando um verdadeiro herói por algum tempo.
Ao invés de revertê-lo a “vilão B”, a Marvel Comics podia aproveitar seu progresso e trazer o personagem aos holofotes mais vezes. Seu corpo inteiro é feito de areia, que pode ser moldada para torná-lo gigante ou fazê-lo escapar facilmente das investidas dos inimigos. Sua força e determinação são implacáveis (apesar do péssimo gosto para roupas), o que tornaria o Homem-Areia em um problema até para Hulk — algo que deve ser levado em consideração.

1. Defensor Mascarado
O Defensor Mascarado, na figura de Matthew Hawk, foi introduzido nas HQs em Two-Gun Kid #60 (1962) e é um herói do Velho-Oeste. Ele foi colocado no caminho dos Vingadores em um dos confrontos do grupo contra Kang, o Conquistador, viajando direto de 1870 para o presente para auxiliar o grupo a vencer o malfeitor.
Seu fim não foi nada agradável, já que ele voltou à sua linha do tempo original e acabou sendo enviado para o inferno após tomar várias vidas com suas pistolas. Porém, isso é um problema ainda maior para os demônios, que viraram alvos do Defensor Mascarado no submundo. Levando em consideração que as mortes nada significam nas HQs, esse desafio poderia ser resolvido para que possam unir forças mais uma vez.

Diversos Vingadores merecem uma nova chance
Os Vingadores mudam de formação frequentemente, mas diversos heróis — após a saída da equipe — se tornam uma mera lembrança. Claro que é complexo administrar tantos personagens simultaneamente, mas até os “principais” são deixados de lado: você se lembra da última aventura bacana do Punho de Ferro ou Gavião Arqueiro nas HQs?
Entre aqueles que foram deixados para trás, os Vingadores que mereciam uma segunda chance são:
- Defensor Mascarado
- Homem-Areia
- Esmagadora
- Garra de prata
- Vitorioso
- Abismo
- Pássaro de fogo
- Arraia
Leia também no Canaltech:
- Os 10 piores superpoderes do Universo Marvel
- 8 heróis mais subestimados da Marvel criados por Stan Lee
- 5 universos da Marvel que todo mundo precisa conhecer
Leia a matéria no Canaltech.