DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

8 tramas mais chatas e irritantes da Marvel Comics

Com 86 anos a Marvel Comics, que iniciou suas atividades, ainda como Timely Comics, se tornou um grande império com HQs, filmes, séries, animações e diversos tipos de conteúdo para os fãs. Porém, não é possível dizer que todo este período trouxe apenas histórias marcantes e de sucesso. Não dá para negar que algumas tramas foram muito chatas e irritantes.

Enquanto o público aprendeu a se tornar mais verbal quando certas narrativas desagradam, eles tentam atender à fúria dos leitores com algumas mudanças nos arcos, retcons e outros recursos para evitar desconforto geral. E mesmo com essa alternativa, aprendemos que existem histórias que simplesmente não tem conserto. 

Nesta lista, baseada no conteúdo do ScreenRant, nós do Canaltech mostramos quais são 8 tramas da Marvel Comics que são tão chatas e irritantes que merecem permanecer no limbo do esquecimento. Que é melhor deixar sem mexer, para não piorar ainda mais a sua situação e impactar o que está dando certo. Confira o que há de pior, seja na Terra-616 ou nos diversos universos alternativos da editora:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

8. Phil Coulson vilão

Apresentado no primeiro filme do Homem de Ferro, Phil Coulson logo foi adotado pela Marvel Comics para explorar mais do famoso agente da S.H.I.E.L.D. Porém, algo saiu muito errado em Heróis Renascem (2021) e foi decidido que o personagem agiria como um vilão dentro de sua história. 

Na odiada trama, ele usa o Cubo do Pandemônio para apagar os Vingadores da existência. Desta forma, ele alcança a presidência dos Estados Unidos e muitos começaram a reclamar sobre um dos mais queridinhos agir de forma tão desonesta. Ele morreu e ressuscitou em um momento posterior, mas sem qualquer indício de vilania ou um grau de ruindade no coração (nem mesmo agora que é a personificação da Morte). 

Imagem da Marvel Comics
Os fãs não gostaram de Phil Coulson como vilão (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

7. Homem-Aranha se aliar a Norman Osborn

Em 2022, Zeb Wells e John Romita Jr. eram os responsáveis pela revista The Amazing Spider-Man e trouxeram uma amizade muito inesperada para a trama: Peter Parker e Norman Osborn. Antes arqui-inimigos mortais, aqui vemos uma conexão próxima que deixou muitos fãs aborrecidos com a Marvel Comics. Afinal de contas, é o mesmo homem que causou um grande estrago na mente de Harry Osborn (melhor amigo de Peter) e matou Gwen Stacy. 

Na HQ, Norman perde a essência do Duende Verde e se torna um cara bacana. Porém, ele nunca se apoiou em sua persona para ser um vilão cruel e sem escrúpulos. São incontáveis as vezes que ele fez maldades e tomou caminhos bem questionáveis sem sua máscara. O confronto de Homem-Aranha e Duende Verde só existe porque esta parte de heróis e vilões é potencializada pelo que eles acreditam em suas vidas comuns. E ousa-se dizer que Norman é mais perigoso sem o Duende, já que ele não tem a loucura para justificar suas ações.

Imagem da Marvel Comics
Não faz sentido a amizade entre Homem-Aranha e Duende Verde (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

6. Relação entre Mercúrio e Feiticeira Escarlate

A Marvel Comics trouxe várias tramas chatas e irritantes, mas poucas causaram tantas reações negativas entre o público quanto ao romance entre Feiticeira Escarlate e Mercúrio no Universo Ultimate, visto em Os Supremos #3 (2007). Caso você não entenda onde está o problema disso, vamos refrescar a sua memória: eles são irmãos, o que significa que temos ali um caso de incesto. 

Inicialmente eles se envolviam em segredo, até Wolverine descobrir o caso de amor entre os dois. Isso acabou se tornando subentendido pelos demais e chegou até os Supremos, que não pareceram se importar muito com esta questão. O Capitão América até questionou, mas foi ridicularizado pelas suas ideias “antiquadas”. Ali eles viram que ultrapassaram os limites, já que causou reações até quando os irmãos estavam trabalhando juntos na Terra-616.

Imagem da Marvel Comics
Um romance irritante no Universo Ultimate (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

5. Princesa Diana mutante

Em X-Statix #5 (2003), a Marvel Comics decidiu trazer pessoas reais para o cânone das suas tramas e apresentaram a Princesa Diana como uma mutante. Não apenas isso, ela integraria um dos times mais obscuros dos X-Men, seis anos após seu trágico acidente. Se isso soa estranho para você, consegue imaginar qual foi a reação da Família Real?

Nem precisa, pois trazemos aqui também. Em um pronunciamento para o The Daily Mail, a realeza britânica chama a inclusão da Princesa Diana de “terrível” e uma “tentativa barata de enriquecer através da fama de Diana e das circunstâncias trágicas de sua morte”. Após esta carta nada amigável, a editora cancelou a presença da Princesa Diana e editou as revistas para substituir a personagem por Henrietta Hunter. 

Imagem da Marvel Comics
A Família Real não gostou de ver a Princesa Diana nos X-Men (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

4. Thor e a Marvel ofendem o hinduísmo

Quando a Marvel Comics introduziu figuras divinas em sua galeria de heróis e vilões, um cuidado se fazia necessário para não ofender as diversas religiões e culturas existentes no planeta. Porém, isto não foi levado tão a sério assim e causou uma grande confusão com os hinduístas. 

O sacrilégio ocorreu em Thor #301 (1980), HQ na qual o deus do trovão pede ajuda de outros panteões para reviver Asgard e seu povo logo após o Ragnarök. Todos toparam ajudar, exceto Shiva. E o que faz nestas circunstâncias? Bom, Thor partiu para a violência, bateu no deus e forçou ele a ajudar. O povo hindu não gostou nada disso e a editora tentou corrigir alguns anos depois, afirmando que era um outro deus fingindo ser Shiva. 

Imagem da Marvel Comics
Violência entre deuses provocou reações negativas (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

3. Toda a Guerra Civil II

É inegável que Guerra Civil é uma das histórias mais marcantes da Marvel Comics. A interconexão entre HQs, o clima de conflito e toda abordagem que deram marcou uma geração. Em 2016 a editora decidiu trazer uma trama inédita com esta mesma atmosfera com o nome de Guerra Civil II e trazendo o Homem de Ferro em conflito moral contra a Capitã Marvel.

O que era para ser outro grande debate ético e cheio de nuances virou um desastre completo. Entre as piores ideias estão a pior caracterização que Gavião Arqueiro e Capitã Marvel já tiveram, os conflitos inseridos apenas para os leitores verem heróis se enfrentando e nota-se a ausência de qualquer debate enriquecedor por trás da narrativa. 

Imagem da Marvel Comics
Toda a trama da Guerra Civil II foi um desastre (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

2. Tia May na talaricagem

A Marvel Comics trouxe em 2003 a revista Trouble no Universo Ultimate, uma série em cinco partes que tentava resgatar um pouco das histórias românticas entre seus grandes personagens. Em uma das edições vemos versões mais jovens da Tia May, Tio Ben, Richard Parker e Mary Parker se conhecendo e se envolvendo. O problema é que eles decidiram manchar a reputação da bondosa Tia May ali.

Com 17 anos, ela trai Ben Parker com seu irmão Richard. Isso gera uma gravidez indesejada durante sua adolescência e induz os leitores a acreditarem que ela é a verdadeira mãe de Peter. Nem preciso dizer que a ideia de ver May trair o Tio Ben com seu próprio irmão e esconder por décadas que é a verdadeira mãe do Homem-Aranha não caiu nada bem e a Marvel decidiu abafar essa trama. 

Imagem da Marvel Comics
Uma ideia mal-executada trouxe vergonha para a Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

1. Violência doméstica do Homem-Formiga

No entanto, vemos que a trama mais chata e irritante da Marvel Comics está relacionada ao comportamento tóxico de Hank Pym contra a sua parceira, Janet Van Dyne. Em Avengers #213 (1963), o super-herói discute com a esposa e desfere um tapa nela, algo que não tem qualquer grau de justificativa. 

E esta não foi a única vez que ele foi agressivo ou feriu sua mulher nas HQs. Em Os Supremos, no Universo Ultimate, também vemos algumas interações violentas dele: antes de se casar com Janet, ele já batia na parceira e por ciúmes mandou suas formigas atacarem a esposa em sua forma minúscula: o que a deixou hospitalizada e perto da morte.

Estas histórias da Marvel Comics geraram uma grande reação dos fãs do Homem-Formiga, que pediram abertamente que eles voltassem atrás e mudassem estas representações de violência doméstica. No entanto, a editora se manteve firme e mostrou que de “herói” Hank Pym pouco tinha por violentar uma mulher. 

Imagem da Marvel Comics
Não há nada mais irritante do que violência contra mulheres (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Várias tramas chatas e irritantes da Marvel

Poderíamos passar todo o dia falando sobre as tramas mais chatas e irritantes da Marvel Comics que sobraria bastante espaço para outras histórias de renome. Quem mais pensou na Saga dos Clones, de Homem-Aranha? Pois é, se você lê sabe que tem muitas outras que surgiram de forma genial e se mostraram um verdadeiro fiasco.

Entre as selecionadas para a lista, temos:

  1. Violência doméstica do Homem-Formiga
  2. Tia May na talaricagem
  3. Toda a Guerra Civil II
  4. Thor e a Marvel ofendem o hinduísmo
  5. Princesa Diana mutante
  6. Relação entre Mercúrio e Feiticeira Escarlate
  7. Homem-Aranha se aliar a Norman Osborn
  8. Phil Coulson vilão

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box