DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

8 ótimos jogos soulslike que você precisa jogar

Baseado no clássico Demon’s Souls e estabelecido com Dark Souls, o gênero soulslike hoje conta com títulos de estilos variados. Encontramos alguns com visão isométrica ou perspectiva em 2D, mas, para nossa lista, focaremos nas experiências tradicionais em 3D no estilo criado pela FromSoftware.

10 jogos mais vendidos da história 20 jogos que completam 20 anos em 2025

Sabemos que os jogos criados por Hidetaka Miyazaki e suas equipes já se consagram e entraram para o panteão das lendas dos games. Portanto, deixaremos esses títulos de lado e focaremos em outros nomes que também conseguem surpreender.

Soulslikes indies

Vamos começar com títulos indies, que pecam em alguns aspectos por serem o primeiro trabalho de um estúdio pequeno (na maioria das vezes), mas são divertidos e valem uma chance.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Mortal Shell

O game lançado em 2020 (o primeiro e único do estúdio Cold Symmetry) trouxe algumas mecânicas inovadoras para o gênero, como a defesa que funciona através do “endurecimento” do personagem, além das carcaças. Essas são o equivalente a builds diferentes, cada uma com suas habilidades e equipamentos e são encontradas durante a jornada.

O combate é bastante cadenciado, bem pesado e mais devagar. Não dá para sair esmagando botão como até é possível em alguns (poucos) momentos dos jogos da FromSoftware. Isso o torna desafiador, aliado à uma outra mecânica bastante interessante: ao morrer, o jogador tem outra chance, já que é expulso da carcaça em uso e precisa voltar imediatamente para ela, já que fica extremamente fraco ao ficar exposto.

Mortal Shell tem belos gráficos, boa trilha sonora e é uma experiência que vale a pena para os amantes de soulslike que ainda não experimentaram o game.

Os poucos chefes de Mortal Shell são um desafio à parte (Imagem: Cold Symmetry/Divulgação)

2. Thymesia

Diferente de Mortal Shell, Thymesia tem muita velocidade, mas ainda se mantém como um soulslike. No papel de Corvus, o jogador passa por belos cenários durante a aventura, enfrenta inimigos e os chefes que são o ponto alto do game. O combate é bem fluído, a mecânica de parry é interessante, embora tenha uma janela de tempo curta.

As habilidades extras deixam o combate ainda mais dinâmico e são muito úteis, especialmente contra os chefes. Corvus conta com a mesma espada o jogo inteiro e não existem builds (como nos Dark Souls e Elden Ring, por exemplo), diferentes para explorar, mas as habilidades extras garantem variedades de golpes e combos.

 

3. The Last Hero of Nostalgaia

Você provavelmente não tenha ouvido falar desse título, mas vou tentar convencê-lo a dar uma chance a ele. Sim, ele é um soulslike, mas não é para ser levado tão a sério, já que seu foco é a sátira ao gênero e, acredito eu, uma homenagem ao mesmo tempo.

The Last Hero of Nostalgaia não tem um gameplay super fluído como Thymesia, mas é decente o suficiente para se divertir. O game tem inúmeros easter eggs de todo jogo que imaginar, como Zelda, Sonic, Resident Evil, e muito mais, na forma de equipamentos e descrições deles.

Smough (de Dark Souls), é você? (Imagem: Over The Moon/Divulgação)

Além disso, ele também brinca com a quebra da quarta parede com seu narrador e rende boas risadas. Ele conta com uma DLC, ampliando a experiência, que pode passar fácil das 20 horas, diferente dos outros dois jogos citados acima que mal chegam a 15 horas.

4. Deathbound

Por incrível que pareça, podemos ser patriotas no gênero soulslike. Em 2024, o estúdio brasileiro Trialforge lançou Deathbound com uma proposta inovadora para o gênero. O jogo permite equipar até quatro personagens diferentes, algo equivalente à classes, para alternar entre eles a qualquer momento durante a jogatina.

Isso permite uma variedade muito interessante durante o combate, sendo possível executar combos alterando entre eles. São diferentes personagens com estilos únicos e o mais interessante deles é, sem dúvidas, o capoeirista.

 

Soulslikes realmente bem-feitos

Todos os jogos acima ficam bem baratos em promoções, especialmente no Steam. Então vale a pena dar uma conferida. Agora vamos para aqueles títulos que realmente se destacam no gênero soulslike.

1. Lies of P

Não tem como deixar esse que é considerado o melhor soulslike não feito pela FromSoftware de fora. Com uma história muito interessante baseado no Pinóquio, gráficos belíssimos em Unreal Engine 4, grande variedade de cenários, trilha sonora encantadora e gameplay que não fica devendo em nada em relação às criações de Miyazaki, esse é realmente uma joia do gênero.

 

Lies of P impressionou os fãs do gênero por entregar um combate bastante refinado, preciso e desafiador. Apesar de ser um soulslike em sua essência, oferecendo o básico como defesa e esquiva, o jogo depende muito do parry e tem uma janela de tempo de execução bem apertada, fazendo Sekiro parecer brincadeira. 

2. Lords of the Fallen

Quando chegou, Lords of the Fallen apresentava muitos problemas, demais para serem contados. Isso causou a fúria dos que aguardavam o jogo (como eu). Mesmo assim, já se mostrava muito promissor. Agora, em sua versão 1.7, prometido para chegar até 2.0, o jogo é outro, graças a atenção ao feedback dos jogadores pelos desenvolvedores.

 

Com todos os erros corrigidos e inúmeras melhorias de qualidade de vida feitas, esse é o melhor momento para jogar Lords of the Fallen. O jogo tem um combate bem sólido, sendo possível explorar diferentes classes, coop sem interrupções, chefes memoráveis e gráficos belíssimos, os mais bonitos entre todos os soulslike, sem dúvidas. Ele conta ainda com uma mecânica de segunda chance, levando o jogador para o mundo dos mortos ao morrer, sendo possível voltar ao mundo dos vivos se sobreviver. Nada de terceira chance.

3. The Remnant 2

Conhecido como soulslike com armas de fogo, o primeiro jogo da franquia inovou com a ideia de misturar elementos do gênero com gunplay. Com o segundo jogo, tudo foi melhorado e a essa altura, muito (senão todos) os problemas foram corrigidos, o tornando ainda mais atraente.

Remnant 2 é uma experiência completamente diferente em coop (Imagem: Gunfire Games/Divulgação)

Remnant 2 tem cenários criados de forma aleatória a cada nova tentativa (mas existe um limite nesse aspecto), sistema de upgrades e classes muito interessantes e coop que torna o jogo muito divertido. O game já conta com três DLCs oferecendo novos cenários, inimigos, equipamentos e histórias dentro dos mundos do jogo base.

4. Black Myth: Wukong

Existe um debate tentando definir se esse jogo é um soulslike ou um RPG de ação com suas próprias características. Enquanto não decidem, vamos inseri-lo aqui. Black Myth: Wukong é realmente um jogo memorável, narrando a história que deu origem ao mangá/anime Dragon Ball (A Journey to the West), mas com uma narrativa cheia de mistérios e enigmas que não é fácil de entender numa primeira jogada.

O gameplay consiste em exploração e combate. Esse último mistura um pouco do que é visto em soulslikes e hack n’ slash, por isso o debate acerca do gênero do game. O título conta com uma grande quantidade de chefes, todos únicos e desafiadores. Junto com Lords of the Fallen, é o jogo mais bonito dessa lista, mas também o mais pesado. Se você joga no PC, se prepare!

 

É possível ainda fazer algumas menções honrosas. Deixamos de fora aqui as franquias The Surge e Nioh, que são excelentes e valem a pena. Eu deixaria aqui ainda outros nomes como Steelrising, Code Vein, Ashen e Enotria: The Last Song.

Veja mais do CTUP:

15 jogos que completam 15 anos em 2025

7 melhores jogos exclusivos para Xbox Series 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box