7 filmes para entender a história do Japão
É possível encontrar filmes sobre a história do Japão em plataformas de streaming como Netflix e Prime Video. As produções permitem compreender um pouco mais sobre a cultura do país, que vai muito além dos animes e mangás. A seguir, confira sete filmes japoneses para maratonar.
- 6 filmes para entender o conflito entre Israel e Palestina
- 7 filmes para entender a história da Ucrânia
Filmes para entender a história do Japão
Abaixo, o Canaltech reuniu uma lista com sete recomendações de filmes japoneses para maratonar no streaming. Confira, a seguir, mais detalhes sobre os seguintes títulos e onde assisti-los:
- Os Sete Samurais
- Rashomon
- Ran
- A Viagem de Chihiro
- Era uma vez em Tóquio
- Harakiri
- Dias Perfeitos
Os Sete Samurais
Em Os Sete Samurais, um samurai veterano responde a um pedido de proteção de moradores de uma aldeia que estão sendo frequentemente atacados por bandidos. Ele, então, se junta a mais seis samurais para ensinar e treinar os moradores a se defenderem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O filme é ambientado no século XVI, durante o Japão feudal. O título, de 1954, é dirigido por Akira Kurosawa e considerado pela crítica como um dos melhores filmes já feitos. No IMDb, Os Sete Samurais é avaliado com nota 8,6 de 10. Ele está disponível no streaming pela plataforma Arte1 Premium, que pode ser assinada através do Prime Video.
Rashomon
Rashomon é ambientado no Japão do século XI. No filme, um lenhador, um camponês e um sacerdote procuram abrigo nas ruínas no portão de Rashomon. Lá, o sacerdote começa a contar detalhes de um julgamento no qual foi testemunha, que envolve o assassinato de um samurai e o estupro de sua mulher.
O filme segue com flashbacks do julgamento, em que os pontos de vista do bandido, da noiva e do até do samurai morto — que acontece através de um médium — são explorados. O título, lançado em 1950, foi premiado com o Oscar de melhor filme de língua não inglesa em 1952. Rashomon também é dirigido por Akira Kurosawa e está disponível gratuitamente no streaming através da plataforma Plex.
Ran
Ran é um filme japonês inspirado na peça King Lear, de Shakespeare. A trama se passa no Japão do século XVI, e narra a história de Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, que decide dividir seus bens entre os três filhos e acaba causando um grande caos em sua família.
A expectativa de Hidetora era a de que os filhos mais novos dariam suporte ao mais velho e, os três, unidos, manteriam o legado da família — mas seus planos não saem como o planejado e, diante de toda a destruição que ele mesmo causou, o velho chefe acaba enlouquecendo. O filme, avaliado com nota 8,2 de 10 no IMDb, está disponível no streaming pelo Mubi e também é digirido pelo premiado Akira Kurosawa.
A Viagem de Chihiro
A Viagem de Chihiro é uma animação japonesa de 2001 bastante premiada, que conquistou o Oscar de melhor filme de animação em 2003. O filme acompanha a pequena Chihiro, uma menina que precisa se mudar com os pais para outra cidade. Durante a mudança, seu pai decide pegar um atalho, e ela e a família acabam parando em uma cidade sem habitantes.
Enquanto seus pais param em uma das casas para comer, Chihiro decide explorar o lugar e encontra Haku, que a aconselha a sair de lá o quanto antes. Ela reencontra com os pais, mas descobre que foram transformados em porcos — e assim começa a aventura da menina por um universo fantástico. O filme, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, está disponível na Netflix e é avaliado com nota 8,6 de 10 no IMDb.
Era uma vez em Tóquio
Era uma vez em Tóquio conta a história de um casal aposentado, Shūkichi (Chishū Ryū) e Tomi (Chieko Higashiyama), que vão para Tóquio para visitar os filhos. Eles, no entanto, estão muito atarefados com a vida na cidade e não dão atenção aos pais. Apenas a nora viúva do casal se mostra disponível e disposta a dar atenção aos dois.
No entanto, quando Tomi, a mulher, fica doente durante a viagem de volta para a casa, os filhos a fazem uma visita. O título, de 1953, é avaliado com nota 8,1 de 10 no IMDb. Ele está disponível gratuitamente no streaming pelo Plex.
Harakiri
Harakiri é ambientado no Japão feudal do século XVII e narra a história de Hanshirō Tsugumo (Tatsuya Nakadai), um ronin que bate à porta do poderoso Clã Ii e pede para cometer suicídio (harakiri). Ele é recebido por Kageyu Saitô (Rentarô Mikuni), que tenta impedir o samurai de seguir com o ritual ao contar a história de outro guerreiro que lhe fez o mesmo pedido.
Harakiri é dirigido pelo conceituado Masaki Kobayashi, e é avaliado com nota 8,6 de 10 no IMDb. O título já esteve disponível no Prime Video e na Mubi, mas atualmente não está em cartaz em nenhuma plataforma de streaming.
Dias Perfeitos
Dias Perfeitos é um filme mais recente, lançado em 2023. Ele narra a história de Hirayama (Koji Yakusho), um homem que vive uma vida simples e trabalha como zelador, limpando os banheiros de Tóquio. Ele também aprecia a música, literatura e fotografia, e tem uma rotina bem estruturada.
Conforme o filme conta a vida de Hirayama, ele vive alguns encontros que revelam ao espectador mais sobre seu passado. Dias perfeitos está disponível no streaming pela Mubi. Ele é avaliado com nota 7,9 de 10 no IMDb.
Veja mais do Canaltech:
- 8 filmes para entender a história da Rússia
- 16 filmes e séries que abordam o nazismo para assistir online
- 7 melhores filmes de guerra inspirados em histórias reais
Assista ao vídeo e veja os cuidados que você precisa ter ao trocar de celular
Leia a matéria no Canaltech.