7 curiosidades sobre carros e o trânsito na China
De Wuhu, China — Se alguém te disser que “a China é um outro mundo”, não acredite. Na verdade, o país asiático “é um outro planeta”. E isso ficou claro durante os dias que o Canaltech passou por lá.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Chery quer invadir o Brasil com carros da Omoda & Jaecoo até 2026; CT já viu Jaecoo J6: Andamos no SUV que parece perfeito para o Brasil
As diferenças culturais vão muito além do regime político, do idioma e da comida. Elas estão presentes até mesmo em coisas corriqueiras, como o transporte público, os carros e o trânsito. E é sobre esses aspectos que vamos falar nessa divertida lista.
A reportagem do CTAuto passou alguns dias em Shanghai e em Wuhu a convite da Omoda & Jaecoo, joint venture que faz parte da Chery Internacional. Entre um test-drive aqui e outro ali, foi possível observar certas peculiaridades sobre carros e o trânsito local, incluindo o comportamento dos motoristas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ficou curioso? Então coloque o cinto de segurança, dê a partida no motor e acelere com a gente para conhecer 7 curiosidades sobre o trânsito e os carros na China.
Há muitas peculiaridades em relação aos carros e ao trânsito na China (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
7. Placas com cores diferentes
A primeira diferença está no modo com que os carros e demais veículos que rodam pelas ruas da cidade são identificados.
Eles são registrados com dois tipos de placas diferentes, que simbolizam o tipo de motorização: veículos com placas verdes são os eletrificados (BEV, HEV, PHEV ou MHEV), enquanto os que usam a identificação representam os modelos com propulsor a combustão. Sabiam disso?
Modelo elétrico da Xpeng usa placas verdes, enquanto o Volkswagen a combustão leva as azuis (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
6. Festival de “Tuc-Tucs”
Outra flagrante diferença é a grande quantidade de “Tuc-Tucs”, com duas ou três rodas, que rodam nas vias. E não apenas isso.
Muitos motoristas ignoram o uso do capacete e as regras de trânsito, trafegando na calçada e na contramão. É curioso também que uma grande quantidade dos usuários utiliza colchas ou capotas para se proteger do vento. Bizarro!
Motinhos e tuc-tucs convivem com carros e caminhões no trânsito. Muitos improvisam com colchas ou capotas para se proteger (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)
5. Big Brother China
A terceira curiosidade se aplica ao trânsito e, também, ao transporte público, mais precisamente ao trem-bala, meio de transporte que utilizamos para ir de Shanghai a Wuhu e vice-versa.
A impressão é de que, na China, todos participam de um Big Brother 24h por dia. No trem, é necessário se identificar na entrada e na saída das estações (turistas com o passaporte e moradores com o “RG”) No trânsito, antes de cada semáforo, as câmeras tiram fotos dos veículos. O motivo é o mesmo: saber quem está em cada ponto da cidade.
Câmeras fiscalizam velocidade (e muito mais) nas ruas, avenidas e transporte público da China (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
4. “Meu caminhão é vermelho (ei, ei, ei)”
O refrão da música de Fafá de Belém, Meu Coração é Vermelho, que fez sucesso em versão axé, na voz de Daniela Mercury, e repete exaustivamente a frase “meu coração é vermelho”, poderia muito bem servir para o trânsito chinês. Para isso, basta trocar “coração” por “caminhão”.
Sem exagero algum (e as fotos provam), pelo menos 90% dos caminhões que vimos na China tinham o cavalo (carroceria) vermelho. O motivo? Ela é considerada uma cor que leva sorte ao povo chinês.
Quase todos os caminhões que rodam na China tem o “cavalo” na cor vermelha (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)
3. Muita luz no seu caminho
Em Shanghai, algumas das placas que sinalizam as próximas ruas, locais ou conversões aos motoristas, têm trechos iluminados por luzes de LED.
De acordo com os chineses que acompanharam os convidados brasileiros durante toda a viagem, elas auxiliam os motoristas a encontrar mais facilmente os principais pontos da cidade.
Algumas placas de trânsito na China sinalizam as conversões com luzes em LED para facilitar visualização (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
2. De Ford Ecosport a Tesla
Não deixa de ser muito curioso também o mix de carros que compõem a frota da China, especialmente em cidades menores, como Wuhu.
No trânsito, ou mesmo em um estacionamento de hotéis e shoppings, é possível ver, lado a lado, carros antigos, como um Ford Fiesta da década de 1990 ou um Ecosport dividindo espaço com modelos futuristas da Tesla e das novas e modernas marcas chinesas.
Ford Ecosport, veterano das ruas, divide espaço com carros modernos na China (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
1. Amor pela buzina
Vamos fechar a lista de 7 curiosidades sobre o trânsito da China com a mais brasileira de todas. Só que multiplicada por 10 (ou mais): o “amor” pela buzina.
Os motoristas chineses, principalmente os que dirigem caminhões e ônibus, buzinam para absolutamente TUDO e a TODO MOMENTO, seja para alertar que o semáforo abriu, para intimidar os veículos menores, em ultrapassagens. Algo inexplicável, mas só para quem é de fora.
Um pouquinho de trânsito, direto da China, pra vocês… pic.twitter.com/NP9FBaFMVk
— Paulo Amaral (@Amaral13) October 28, 2024
E você: já visitou a China ou outros países com tantas curiosidades no trânsito e em relação aos carros que rodam por lá?
*O jornalista viajou a convite da Omoda & Jaecoo
Leia a matéria no Canaltech.