7 celulares que mais emitem radiação em 2024
Os celulares emitem radiação, especificamente radiação eletromagnética. Essa radiação é gerada quando o telefone se conecta a torres de celular ou a redes Wi-Fi para transmitir dados e fazer chamadas. E, sabendo disso, muitas pessoas se preocupam por conta do contato constante com o celular.
Mesmo que a radiação de radiofrequência (RF) seja de baixa energia, o contato prolongado com a cabeça ou o corpo (como ao fazer longas chamadas ou dormir próximo ao celular) aumenta a exposição, o que leva a preocupações sobre possíveis efeitos acumulativos.
O impacto dessa exposição ainda é objeto de estudos científicos. A radiação emitida por celulares é classificada como radiação de radiofrequência, que é não ionizante. Isso significa que ela não tem energia suficiente para causar danos diretos ao DNA.
Sendo assim, saber os modelos de celular que mais emitem radiação é uma informação a se considerar. Há um crescente interesse sobre o assunto e a demanda por essa informação tem incentivado fabricantes e reguladores a informar mais claramente os níveis de SAR nas especificações dos dispositivos, possibilitando aos consumidores uma escolha mais informada ao comprar celulares.
A quantidade de radiação emitida é medida pela Taxa de Absorção Específica (SAR), que indica quanto da energia da radiação é absorvida pelo corpo humano.
Leia mais:
Quais são os efeitos da radiação em nosso organismo e meio ambiente?
Celular pode causar câncer no cérebro? Entenda
Nossas casas são mais radioativas do que imaginamos
Quais celulares emitem mais radiação em 2024?
Em 2024, listas de smartphones com maiores emissões de radiação ainda são feitas, usando a métrica SAR (Specific Absorption Rate) para avaliar o quanto de energia de radiofrequência o corpo absorve durante o uso do dispositivo.
Veja os modelos com níveis mais altos, segundo o BfS (Escritório Federal Alemão de Proteção contra Radiação), que disponibiliza uma lista dos smartphones com os mais altos níveis de radiação, medida pela Taxa de Absorção:
Motorola Edge: 1.79 W/kg
Xiaomi Mi A1: 1.75 W/kg
OnePlus 5T: 1.64 W/kg
ZTE Axon 11 5G: 1.59 W/kg
OnePlus 6T: 1.55 W/kg
Google Pixel 4a – SAR de 1,37 W/kg
Sony Xperia XZ1 Compact – SAR de 1,36 W/kg
Em contraste, os smartphones que apresentam os níveis mais baixos de radiação incluem:
Samsung Galaxy A80: 0.22 W/kg
Samsung Galaxy Note10+ 5G: 0.19 W/kg
ZTE Blade V10: 0.17 W/kg
Para acessar os valores de SAR de diferentes dispositivos, você pode acessar diretamente o site.
Como a medição é realizada
Ambiente de teste: os dispositivos são testados em ambientes controlados que simulam condições reais de uso, como a posição do celular em relação à cabeça do usuário.
Simuladores de corpo humano: um modelo de corpo humano feito de um material que imita as propriedades elétricas dos tecidos humanos é utilizado. Este modelo é preenchido com um líquido que simula a absorção de radiação.
Equipamentos de medição: antenas e sensores são colocados ao redor do simulador para medir a intensidade da radiação emitida pelo celular. Essas medições são feitas enquanto o celular está em uso, normalmente durante chamadas.
Cálculo do SAR: o valor de SAR é calculado em watts por quilograma (W/kg), refletindo a quantidade de energia absorvida por uma massa de 1 kg de tecido em um determinado tempo.
Esses testes são realizados por laboratórios acreditados e devem seguir diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores, como a Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para saber se o seu celular emite muita radiação, você pode seguir algumas etapas:
Verificar a Taxa de Absorção Específica (SAR)
Cada celular tem uma classificação de SAR, que indica a quantidade de radiação absorvida pelo corpo durante o uso. Essa informação geralmente está disponível nas especificações técnicas do dispositivo ou no manual do usuário. O valor de SAR é medido em watts por quilograma (W/kg).
Um SAR abaixo de 1.6 W/kg é considerado seguro pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC).
Consultar listas e rankings
Existem listas que classificam os smartphones de acordo com os níveis de radiação. O Escritório Federal Alemão de Proteção contra Radiação (BfS), por exemplo, fornece uma lista atualizada dos celulares com os mais altos e mais baixos níveis de radiação. Você pode acessar essas informações diretamente no site do BfS ou em outros sites que compilem dados sobre radiação de dispositivos móveis.
Usar aplicativos de monitoramento
Existem aplicativos disponíveis que podem fornecer informações sobre a radiação emitida pelo seu celular em tempo real, embora a precisão possa variar.
Analisar a utilização do dispositivo
Se você usa o celular com frequência em chamadas, especialmente em áreas com sinal fraco, a radiação pode ser maior. Considerar o uso de fones de ouvido ou viva-voz pode ajudar a reduzir a exposição
O post 7 celulares que mais emitem radiação em 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.