6 filmes que perderam o Oscar mas se tornaram clássicos
A corrida do Oscar é sempre um momento de muita tensão, onde todo mundo vira crítico de cinema e tenta assistir todos antes da cerimônia acontecer. Muitas vezes, o resultado não é o esperado e aí surgem os ‘injustiçados do Oscar’, que são os filmes que perdem a estatueta mas que mereciam ganhar.
Onde assistir ao Oscar 2025? Por que o Oscar tem esse nome?
Em outros casos, eles podem até mesmo perder com certa honra, como aconteceu com o longa Chinatown, que perdeu a estatueta de Melhor Filme para O Poderoso Chefão: Parte 2 e Pulp Fiction, que perdeu para Forrest Gump: O Contador de Histórias.
O Canaltech selecionou seis filmes que perderam o Oscar, mas que se tornaram grandes clássicos do cinema e que não podem faltar na lista de ninguém.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
1. O Exorcista
Um clássico até hoje, O Exorcista foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme na cerimônia de 1974 e recebeu nomeações em 10 categorias, vencendo duas delas: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
No entanto, quem venceu o prêmio máximo naquela noite foi Golpe de Mestre. O Exorcista conta a história de uma atriz que se preocupa com o comportamento da filha de 12 anos e por isso chama um padre, também psiquiatra, que chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio.
Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
O Exorcista está disponível na Max.
2. Chinatown
O filme dirigido por Roman Polanski recebeu um total de 11 indicações na cerimônia do Oscar em 1975, incluindo a de Melhor Filme. Porém, quem saiu vencedor foi O Poderoso Chefão: Parte 2, de Francis Ford Coppola.
Chinatown venceu apenas o Oscar de Melhor Roteiro Original naquela noite. A obra conta a história de Jake Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular contratado por uma mulher rica que quer desmascarar as infidelidades do marido. Porém, ele acaba envolvido em uma teia conspiratória.
Chinatown está disponível para aluguel e compra no iTunes e na Amazon.
3. Taxi Driver – Motorista de Táxi
Outro clássico do cinema, considerado uma das melhores obras do diretor Martin Scorsese, é Taxi Driver – Motorista de Táxi, que recebeu quatro indicações no Oscar de 1977, incluindo a de Melhor Filme. Infelizmente, ele não levou nenhuma estatueta para casa e quem ficou com a de Melhor Filme foi Rocky, Um Lutador.
Em Taxi Driver, Robert de Niro interpreta Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietnã que agora é motorista de táxi em Nova York que reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Um dia, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
Taxi Driver – Motorista de Táxi está disponível na Max.
4. O Beijo da Mulher-Aranha
Dirigido por Hector Babenco, um argentino naturalizado brasileiro, O Beijo da Mulher-Aranha era uma co-produção do Brasil com Estados Unidos e recebeu quatro indicações no Oscar de 1986, incluindo a de Melhor Filme.
Quem ganhou a estatueta, no entanto, foi Entre Dois Amores. Apesar disso, William Hurt, que interpretou Luis Molina, venceu o prêmio de Melhor Ator naquela noite.
O filme se passa em uma prisão brasileira durante a ditadura militar e nos mostra Luís Molina e Valentín Arregui, dois prisioneiros que dividem a mesma cela. O sonhador Luís é homossexual e distrai seu companheiro de cárcere com as histórias fantásticas que conta noite após noite.
O Beijo da Mulher-Aranha está disponível no Globoplay.
5. Pulp Fiction – Tempo de Violência
O segundo filme da carreira de Quentin Tarantino foi um marco no cinema e influenciou diversos longas que vieram depois. Estamos falando de Pulp Fiction – Tempo de Violência, que recebeu sete indicações no Oscar de 1995, uma delas sendo a de Melhor Filme.
Apesar de perder para Forrest Gump: O Contador de Histórias, Pulp Fiction levou a estatueta de Melhor Roteiro Original naquela noite.
O filme conta várias histórias de crime e violência, sem nenhuma conexão específica entre elas. A principal delas é a de Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites.
Pulp Fiction – Tempo de Violência está disponível na Netflix e no Mercado Play.
6. O Sexto Sentido
O filme de M. Night Shyamalan fez um sucesso gigantesco com o lançamento de O Sexto Sentido, principalmente por conta de seu plot twist, e se tornou a segunda maior bilheteria do ano em que foi lançado, em 1999.
O filme foi a quarta produção de terror a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, na cerimônia de 2000 e, além disso, concorria em mais cinco categorias. No entanto, não levou nenhuma estatueta para casa e quem venceu a de Melhor Filme foi Beleza Americana.
No filme, Cole (Haley Joel Osment) vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios.
O Sexto Sentido está disponível no Disney+.
Com isso, os seis filmes escolhidos pelo Canaltech que perderam o Oscar mas se tornaram clássicos do cinema são:
O Exorcista Chinatown Taxi Driver – Motorista de Táxi O Beijo da Mulher-Aranha Pulp Fiction – Tempo de Violência O Sexto Sentido
Leia a matéria no Canaltech.