DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

5 respostas rápidas para suas dúvidas sobre a vacina da gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 14 de abril e já está em vigor nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A meta é vacinar 90% do público alvo, que é composto por idosos, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas. 

A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas aptas a se vacinar procurem unidades de saúde o mais rápido possível para se imunizar. Isso porque, com a chegada do outono e do inverno, a circulação do vírus causador da gripe é ainda maior nessas quatro regiões.

Mesmo diante de um período com maiores riscos de contágio, a circulação de informações falsas relacionadas às vacinas são obstáculos que atrapalham as metas de imunização a serem atingidas. Veja, a seguir, o que é verdade e o que é fake news quando o assunto é vacinação.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vacina faz as pessoas pegarem gripe?

A resposta é não. A dúvida pode surgir quando uma pessoa tem sintomas de gripe mesmo após tomar a vacina. Mas a explicação para isso é que é preciso de, no mínimo, duas semanas para o corpo desenvolver a proteção contra o vírus. Neste período, a pessoa vacinada continua suscetível a pegar a doença, assim como quem não foi vacinado.

A vacina contra a gripe é segura?

Sim, a vacina contra a gripe é extremamente segura para todas as pessoas. Isso porque ela é inativada, o que significa que o vírus utilizado para a imunização é morto, fracionado e o corpo só usa uma pequena quantidade dele para produzir anticorpos. 

A imunização evita totalmente o contágio?

A vacina contra a gripe atua principalmente na proteção contra casos mais graves da doença, como aqueles que causam complicações que podem levar ao óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% destes casos. 

O contágio pelo vírus depende também da resposta imunológica de cada um, logo, a vacina pode ter uma eficácia diferente entre as pessoas. Por isso é importante que pessoas mais vulneráveis vacinem-se ano após ano.

A gripe é uma doença comum e sem gravidade?

Não, a gripe é uma enfermidade potencialmente grave, principalmente para as pessoas que compõem os grupos de risco, as mesmas que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação. Mas nem todos os casos vão escalar para quadros mais graves, e há quem vai ter sintomas por cerca de uma semana e não enfrentará outras consequências.

Profissionais da saúde misturam vacinas da gripe e covid?

Não. Cada imunizante tem ingredientes e volume pensados exclusivamente para combater determinada doença. Por mais que as doenças tenham alguns sintomas em comum, as vacinas destas doenças não estão sendo misturadas.

Texto de João Melo

Leia mais: 

Vídeo: É melhor para a saúde comer frutas e legumes com casca? 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box