5 dicas para tirar fotos incríveis dos fogos de artifício do Ano Novo
A queima de fogos é um dos momentos mais aguardados nas festas de Réveillon e todo mundo gosta de registrar o céu todo iluminado com o celular.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 10 coisas que você não deve fazer com seu celular Seu celular molhou? Saiba o que fazer para não ter que comprar outro aparelho
O problema é que essas fotos raramente ficam boas se você simplesmente apontar a câmera e começar a fotografar. Mas com as configurações certas e algumas estratégias, você pode tirar fotos incríveis, mesmo com um smartphone simples. Confira essas 5 dicas.
Não coloque o foco direto nos fogos; Use longa exposição; Aproveite o “Modo Pro” do app de câmera; Planeje o enquadramento e explore elementos adicionais; Experimente disparos contínuos e vídeos.
1. Não coloque o foco direto nos fogos
Evite direcionar o foco da câmera para os próprios fogos, pois isso pode resultar em uma foto superexposta e com pouca definição. Em vez disso, ajuste o foco manualmente para uma área escura do céu, equilibrando a luz da imagem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além disso, no modo Pro do app de câmera, reduza a exposição para evitar que as luzes fiquem “estouradas”.
Não coloque o foco da sua câmera diretamente nos fogos de artifício (Imagem: Unsplash/Alexander Popov)
2. Use longa exposição
A longa exposição é essencial para capturar o movimento e os rastros dos fogos. Muitos smartphones modernos possuem modos de câmera que permitem ajustar o tempo de exposição (entre 2 a 15 segundos é ideal).
Para essa técnica, é indispensável manter o celular estável. Utilize um tripé ou apoie o aparelho em uma superfície firme para evitar borrões.
Se você não tem um tripé ou mesmo um pau de selfie para ajudar nessa tarefa, confira os links abaixo para ver se alguma das opções será entregue na sua casa a tempo para a Virada.
Compre tripé barato para celular no Magalu Compre tripé barato para celular no Mercado Livre Compre tripé barato para celular no Amazon Você pode usar o modo longa exposição para pegar o rastro dos fogos de artifício (Imagem: Unsplash/Elisha Terada)
3. Aproveite o “Modo Pro” do app de câmera
Se o seu smartphone oferece um “Modo Pro”, aproveite esse recurso para configurar manualmente aspectos como ISO, balanço de branco e velocidade do obturador.
ISO: defina entre 100 e 300 para evitar ruídos nas fotos noturnas;
Velocidade do obturador: ajuste para valores baixos (longa exposição) para capturar melhor os detalhes dos fogos;
Foco manual: ajuste para áreas distantes, garantindo maior nitidez em todo o quadro.
Você pode encontrar o Modo Pro geralmente arrastando para o lado dentro do app de câmera ou buscando isso nas configurações. Caso o seu celular não possua muitas opções manuais, aplicativos como Lightroom Mobile ou Open Camera oferecem ajustes avançados, permitindo maior personalização.
Diminuir o valor de ISO pode garantir melhores fotos à noite (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)
4. Planeje o enquadramento e explore elementos adicionais
Escolha um local com boa visibilidade e pense no enquadramento. Incluir elementos como silhuetas, prédios ou paisagens pode deixar a foto mais interessante.
Isso porque enquadrar apenas o céu escuro com os fogos deixa a imagem menos interessante. Afinal, esses fogos poderiam estar sendo queimados em qualquer dia ou lugar, mas, ao adicionar mais elementos no quadro, você dá uma sensação de “momento especial” para aquela captura.
5. Experimente disparos contínuos e vídeos
Use o modo de disparo contínuo para capturar várias fotos enquanto os fogos explodem. Assim, você aumenta as chances de conseguir o clique perfeito.
Esse recurso, às vezes, é chamado de “modo burst” e está geralmente escondido nas configurações do app de câmera. Se o seu aparelho não contar com o recurso, dá para ir clicando no botão de captura várias vezes seguidas para simular o efeito.
Você também pode gravar vídeos em alta resolução (4K, de preferência). Depois, você pode extrair quadros específicos que capturem a essência dos fogos.
Leia a matéria no Canaltech.