5 carros que saíram de linha no Brasil em 2024
Recentemente, o Citroën C4 Cactus se tornou mais um dos carros que saíram de linha em 2024. O fim da fabricação do SUV compacto não chega a surpreender, já que a produção do modelo estava ameaçada há algum tempo. Porém, nos últimos dias foi confirmado que o carro deixou de ser produzido no país.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Maioria dos donos de carros elétricos aprovam os modelos, diz pesquisa VW Amarok vs. Ford Ranger: qual picape é mais segura no Latin NCAP?
Alguns fatores contribuíram para o fim do SUV da Citroën. Primeiramente, o C4 Cactus tinha um projeto mais antigo. Outro ponto é que o modelo fazia parte de uma era pré-Stellantis, quando a marca francesa tinha um posicionamento diferente. Agora, a Citroën é vista como uma marca de entrada dentro do conglomerado, o que fica evidente com o lançamento dos últimos carros, como a família C3.
Por último, os motores utilizados pelo C4 Cactus não passariam no protocolo de emissões de 2025. Como o Proconve terá normas mais rígidas, seria necessário atualizar os propulsores ou instalar um motor menos poluente no SUV. Porém, as duas alternativas gerariam mais custos. Sendo assim, a empresa optou pelo fim da produção.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Só que há outros modelos que foram descontinuados ao longo deste ano. Confira a seguir outros cinco carros que saíram de linha em 2024.
5 carros que saíram de linha em 2024
5. Chevrolet Camaro
Muscle car icônico, o Chevrolet Camaro foi um dos modelos que se despediu neste ano. A produção do esportivo teve fim nos Estados Unidos em 2023, por isso não teria como manter o modelo à venda no Brasil.
Em janeiro, a Chevrolet lançou uma edição especial para marcar a despedida do muscle car por aqui, encerrando a trajetória do Camaro no mercado brasileiro. Existem boatos de que o muscle car vai voltar a ser fabricado como elétrico, mas por enquanto ele abre a lista dos carros que saíram de linha neste ano.
Chevrolet Camaro Collection (Imagem: Divulgação/GM)
4. Chevrolet Bolt
Ainda na Chevrolet, o Bolt foi outro modelo que se despediu neste ano. Na realidade, foram duas despedidas, já que o elétrico era vendido nas carrocerias hatch e SUV (chamada comercialmente de EUV). Independentemente disso, o fato é que não é mais possível comprar o Bolt no Brasil.
Na verdade, não é possível comprar em nenhum outro país. Afinal, assim como o Camaro, o Chevrolet Bolt também deixou de ser fabricado nos Estados Unidos. Quando a versão reestilizada chegou ao Brasil, em 2023, o fim do elétrico já havia sido confirmado nos EUA.
Chevrolet Bolt EUV (Imagem: Divulgação/GM)
3. Hyundai Ioniq
Modelo híbrido da Hyundai, o Ioniq já chegou desatualizado no Brasil. Afinal, quando a CAOA começou a importá-lo para o mercado brasileiro, uma nova geração já estava à venda no exterior. Portanto, o Ioniq tinha prazo de validade no país, já que só poderia ser vendido enquanto ainda houvesse estoque em outros mercados.
Só que teve uma outra questão. Neste ano, Hyundai e CAOA mudaram a parceria. Agora, é a própria marca coreana que faz a importação de seus carros para o país. Com isso, o Ioniq ficou sem espaço e entrou para a lista dos carros que saíram de linha no Brasil.
Hyundai Ioniq (Imagem: Divulgação/Hyundai)
2. Nissan Leaf
O hatch elétrico da Nissan foi um dos primeiros modelos a bateria nessa era moderna dos EVs. Só que no Brasil, o Leaf sempre foi um carro de nicho, que servia como uma espécie de vitrine tecnológica da Nissan. Isso piorou nos últimos anos, quando a invasão chinesa de elétricos trouxe carros de porte semelhante, só que custando a metade do preço.
E como o projeto desta geração do Leaf é mais antigo, a sua autonomia também era um problema sério, por ela ser pequena. Por isso, o elétrico deixou de ser vendido no Brasil. Em breve, uma nova geração deve ser lançada no exterior, mas não se sabe se a Nissan vai trazer o Leaf novamente para o mercado brasileiro.
Nissan Leaf (Imagem: Divulgação/Nissan)
1. Renault Logan
Carro que mudou a trajetória da Renault no Brasil, o Logan também se despediu em 2024. Com poucas novidades nos últimos anos, o sedã passou a ser uma opção para frotistas e motoristas de aplicativos, mas praticamente não era mais vendido para o público final.
Lançado no Brasil em 2007, o Logan representou uma nova era para a Renault, que deixou de apostar nos projetos franceses para se dedicar aos modelos feitos pela Dacia. Depois dele, Sandero e Duster vieram no embalo. E, por falar no Sandero, tudo indica que o Stepway, única versão ainda vendida no Brasil, deva ser descontinuado em breve. Portanto, há a chance do hatch também entrar na lista dos carros que saíram de linha neste ano.
Renault Logan (Imagem: Divulgação/Renault)
Leia a matéria no Canaltech.