5 carros elétricos usados mais baratos no Brasil para comprar em 2025
A procura por carros elétricos no Brasil vem crescendo a cada ano. Em 2014, só existia um automóvel elétrico disponível no país, o BMW i3 e, atualmente, há mais de 30 opções. Isso impulsionou as vendas para 41.000 unidades emplacadas ao longo do ano de 2024, sendo uma marca inédita para o mercado.
Com esse aumento de opções e a subida das vendas, o mercado de carros usados também começa a ganhar diversos modelos de veículos elétricos, principalmente com a chegada dos modelos chineses como o BYD Dolphin e JAC E-JS1, além de outras opções de entrada como o Renault Kwid E-Tech. Com isso, não se torna uma missão difícil encontrar opções abaixo de R$ 100.000 nos classificados.
Leia mais:
5 carros usados, potentes, baratos e econômicos [2024]
Carros elétricos desvalorizam mais rápido?
Entrevista: vale a pena comprar um carro elétrico usado?
10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
Se você está em busca de um carro elétrico usado, confira uma lista com 5 opções dos mais baratos disponíveis no país. Como a maior parte dos EVs chegaram ao país em 2018, muitos deles ainda estão dentro da garantia de 8 anos para as baterias. Vale ressaltar que os valores foram pesquisados no final de 2024. Veja abaixo!
5 carros elétricos usados mais baratos no Brasil
Renault Kwid E-Tech (a partir de R$ 65.000)
Essa é a opção mais em conta da lista, mas o objetivo não era esse no começo. O Renault Kwid E-Tech foi lançado por R$ 142.990, e pretendia dominar o segmento. Contudo, houve um atraso nas entregas que fez com que ele perdesse o timing, já que a concorrência ocupou seu espaço. Foi reposicionado com muitas reduções de preço, chegando no valor atual de R$ 99.990.
Os valores de revenda variam bastante, já que não é um veículo fácil de encontrar. Os menos rodados podem custar em torno de R$ 90.000, mas procurando com calma é possível encontrar unidades mais baratas, como o de R$ 65.000. Porém, as opções mais em conta têm mais de 50.000 km rodados, pois alguns foram usados por motoristas de aplicativos.
O modelo tem um motor elétrico de 65 cv e 11,5 kgfm, configuração exclusiva para o Brasil. Sua bateria é uma das menores da lista, de 26,8 kWh, o que pode render 185 km alcance de acordo com a medição do INMETRO.
Caoa Chery iCar (a partir de R$ 76.000)
Esse foi o carro elétrico mais barato do Brasil por um tempo. Era um carro para quem queria uma opção para o trânsito diário, mas logo ganhou concorrência como o Kwid e os modelos da BYD. Pode ser encontrado com facilidade entre os seminovos, não sendo difícil encontrar unidades por menos de R$ 80.000. Todos são do ano modelo 22/23, e muitos deles tem menos de 20.000 km rodados.
Por ser um subcompacto, é importante que o comprador não espere muito. O motor possui 61 cv e 15,3 kgfm, com bateria de 30,4 kWh, o que permite que o motorista rode por apenas 197 km, de acordo com o INMETRO. Tem apenas 3,2 metro de comprimento, sendo um pouco apertado nos bancos traseiros.
JAC E-JS1 (a partir de R$ 80.000)
Esse também já foi um dos carros elétricos mais baratos do Brasil, sendo sucessor do iEV20. Também sofreu uma grande variação de preços, saindo dos R$ 149.900 do lançamento para os atuais R$ 126.900, reajustado há mais de um ano. Como foi vendido consideravelmente bem por alguns meses, existem diversas unidades usadas e com preços diferentes.
Podem ser encontrados alguns por R$ 80.000 com quase 29.000 km rodados, mas a média costuma ser acima disso, por volta de R$ 95.000. Contudo, o modelo não é compatível com as estações de recarga no Brasil, que usam em sua maioria um plugue do Tipo 2, enquanto o veículo usa o padrão chinês, sendo necessário um adaptador. Tem autonomia de apenas 161 km de acordo com o INMETRO, mesmo com baterias de 30,2 kWh, além de sua potência ser de 62 cv e 15,3 kgfm.
Caoa Chery Arrizo 5e (a partir de R$ 90.000)
Esse modelo pode ser um pouco raro de ser encontrado. Foi o primeiro elétrico da Caoa Chery, lançado em 2019, sendo um sedã compacto que trocava o motor a combustão por um sistema elétrico. Chegou primeiramente voltado para vendas diretas, por R$ 159.900, o que era considerado caro na época.
Por conta disso, não acabou emplacando tanto, saindo de linha apenas dois anos depois. Mesmo sendo difícil de encontrar, não é possível, com preços que variam entre R$ 90.000 e R$ 100.000. Além de ter mais de cinco anos de mercado, uma questão é que foi muito usado por frotas, então a quilometragem costuma ser alta, chegando a 100.000 km.
Por ser mais antigo, também tem sistema elétrico de gerações atrás, com rendimento compatível. A bateria é de 53,5 kWh, e autonomia declarada de 322. Porém, com o padrão atual do INMETRO, esse número cairia para 225 km. Há também um propulsor elétrico de 122 cv e 28,1 kgfm.
Nissan Leaf (a partir de R$ 96.000)
Essa é uma opção para quem não quer um compacto. O Nissan Leaf é um hatch médio, sendo um dos primeiros elétricos do Brasil. Por conta da sua idade mais avançada e por ter modelos mais modernos no mercado, é bastante fácil de ser encontrado nas lojas de seminovos. Por causa disso, o preço varia muito.
O mais em conta encontrado custa R$ 96.000, e o mais caro R$ 192.900, que ainda está longe dos R$ 298.490 que era cobrado antes de sair de linha. A quilometragem também varia bastante, com opções que andaram pouco mais de 10.000 km e outros que passaram de 70.000 km. Seu motor é de 149 cv e 32,6 kgfm, com baterias de 40 kWh, o que oferece 192 km de autonomia, sendo pouco quando comparado a carros mais modernos.
O post 5 carros elétricos usados mais baratos no Brasil para comprar em 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.