4 coisas que podem fazer seu celular explodir; aprenda a se proteger
Na última terça-feira (11), os internautas foram surpreendidos com um vídeo de uma mulher cujo celular explodiu dentro do seu bolso. O assunto levantou vários questionamentos e preocupações a respeito do que pode ter causado essa explosão e o quanto estamos realmente seguros com nossos smartphones.
Bateria estufada: saiba o que leva a esse problema e como evitá-lo Como carregar o celular corretamente? Veja 5 dicas
Antes de tudo, é importante entender que a explosão sempre parte da bateria, que é um componente delicado e com um certo grau de periculosidade. Para desmistificar o assunto, separamos alguns dos motivos que podem levar uma bateria a explodir, confira:
1. Altas temperaturas
A bateria dos smartphones é altamente vulnerável a altas temperaturas, então expô-las a essas condições é extremamente perigoso. A explosão é apenas uma reação extrema de uma bateria que está superaquecida.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nesse caso, é importante se atentar às condições do smartphone antes de guardá-lo em lugares quentes, como no bolso da calça ou na bolsa. Não deixe o seu celular no painel do carro ou exposto ao sol de qualquer maneira.
Celulares mais antigos tendem a esquentar muito quando sua performance está sobrecarregada, então evite deixar muitos apps abertos simultaneamente.
Muito cuidado aos lugares em que você vai carregar seu celular (Reprodução/Shutterstock)
Contudo, os verdadeiros cuidados são direcionados para o carregamento. Celulares ligados a uma tomada não devem, em hipótese alguma, ficarem em lugares quentes. Evite deixá-los confinados no interior de bolsas e compartimentos, assim como repousá-los sobre superfícies de tecido.
2. Cuidados com o armazenamento
Ao entrar em contato com objetos metálicos, existe um pequeno risco da bateria entrar em curto-circuito, causando um superaquecimento e consequentemente a explosão.
É importante que, ao guardar o celular, ele não esteja compartilhando espaço com nenhum item que possa perfurar sua carcaça. Ou seja, nada de guardar celulares velhos em gavetas de ferramentas, talheres e outros itens metálicos pesados.
Ao guardar o celular na bolsa, certifique-se de colocar o dispositivo em um compartimento que o isole dos demais objetos.
3. Carregamento
Existe uma série de cuidados que precisam ser tomados ao carregar seu smartphone, pois é durante esse período que a bateria costuma ficar mais vulnerável.
É comum notar que o celular pode esquentar consideravelmente quando está plugado ao carregador, o que já serve como um sinal de alerta.
Certifique-se de utilizar somente um carregador original e compatível com aquele dispositivo, para evitar que a bateria seja sobrecarregada.
Também é importante deixar o celular terminar de carregar antes de utilizá-lo, pois executar tarefas ligado à tomada pode aquecer ainda mais o smartphone.
4. Cuidados básicos
Vale prezar pela preservação do aparelho, pois o mau uso também pode danificar a bateria silenciosamente. O ideal é sempre proteger a carcaça traseira, evitando que ela seja perfurada ou sofra qualquer dano que exponha a bateria.
Evite ao máximo deixar que seu celular se molhe (Reprodução/Shutterstock)
Os smartphones modernos possuem uma carcaça totalmente colada, pois os fabricantes visam não apenas impedir que a bateria seja removida, mas também protegê-la.
Isso já costuma ser o suficiente para prevenir que qualquer líquido alcance o interior do dispositivo, mas sempre evite molhar seu celular. Caso aconteça, certifique-se de levá-lo a uma assistência; secá-lo com secador ou até mesmo no micro-ondas é algo extremamente arriscado.
Leia mais sobre baterias e celulares:
Celular com bateria de silício-carbono fica até 3 anos sem perder carga Bateria do iPhone 16 estaria drenando rapidamente; entenda o problema O que é bateria de lítio-silício? Carregar a bateria do iPhone só até 80% tem algum benefício real?
VÍDEO: Você (provavelmente) não está carregando seu celular corretamente (mas mantenha a calma)
Leia a matéria no Canaltech.