3 planetas “irmãos” da Terra que podem ser adequados para a vida
Foi em 1995 que cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar. Desde então, mais de sete mil destes mundos distantes já foram descobertos, e muitos deles têm características amigáveis para a vida como conhecemos.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Superterra adequada para a vida é confirmada após 20 anos Eis tudo o que sabemos sobre exoplanetas — até agora
Para que um exoplaneta (nome dado aos mundos que orbitam outras estrelas) seja considerado potencialmente habitável, ele deve ter algumas características — entre elas, deve ser rochoso e relativamente pequeno.
Também é importante que o exoplaneta esteja na zona habitável da sua estrela, ou seja, que orbite o astro a uma distância que permita a ocorrência de água no estado líquido. Isso é importante porque a água é um dos ingredientes mais importantes para a vida como conhecemos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Conforme novas tecnologias e telescópios são desenvolvidos, os cientistas podem procurar planetas potencialmente habitáveis considerando também fatores como composição atmosférica e o comportamento da estrela.
Por enquanto, ainda não foi encontrado nenhum mundo “irmão gêmeo” do nosso, mas muitos se mostram razoavelmente hospitaleiros para a vida.
Conheça alguns destes planetas.
1. Proxima Centauri b
Proxima Centauri b é um exoplaneta que orbita Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha (categoria de estrelas pequenas e frias) a apenas 4,24 anos-luz do nosso Sistema Solar. Este mundo tem massa equivalente a 1,27 vezes a da Terra, sendo uma superterra (categoria de exoplanetas mais massivos que o nosso, mas menos que os gigantes gasosos).
A distância entre o exoplanenta Proxima Centauri b e seu “sol” parece permitir a água líquida (Imagem: ESO / M. Kornmesser)
Os pesquisadores suspeitam que Proxima Centauri b seja rochoso e que talvez tenha condições adequadas para abrigar água líquida. A má notícia é a radiação ultravioleta que recebe da estrela, que destruiria sua atmosfera e diminuiria sua habitabilidade.
2. TRAPPIST-1e
TRAPPIST-1e foi descoberto em 2017 e é um dos sete planetas rochosos que orbitam a estrela TRAPPIST-1, outra anã vermelha. Assim como Proxima Centauri b, este é um exoplaneta um pouco maior que a Terra e leva 6,1 dias para completar uma volta por sua estrela.
Representação do sistema TRAPPIST-1 (Imagem: NASA/JPL-Caltech)
Ele parece ser rochoso e deve ter potencial para ter água líquida em sua superfície. Como está bem próximo da sua estrela, que não é tão energética, é possível que este planeta tenha clima estável.
3. Gliese 12 b
O exoplaneta Gliese 12 b orbita uma anã vermelha a 40 anos-luz de nós ao longo de 12,8 dias. Este mundo tem tamanho parecido com o de Vênus e cerca de 41,6 ºC, ou seja, talvez seja temperado o suficiente para abrigar a vida como conhecemos.
Representação de Gliese 12 b, exoplaneta com tamanho parecido com o da Terra (Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (Caltech-IPAC)
Estas características tornam Gliese 12 b um dos objetos de interesse para pesquisadores que estudam se planetas do tamanho da Terra na órbita de estrelas frias conseguem reter suas atmosferas.
Leia a matéria no Canaltech.