3 motivos para comprar o Citroën Basalt e 3 para fugir do SUV turbo
O Citroën Basalt, SUV coupé da marca francesa pertencente a Stellantis, chegou fazendo barulho ao mercado brasileiro. E não apenas por conta do motor 1.0 turbo, o T200, de até 130 cavalos de potência.
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O terceiro integrante da família C-Cubed, que também conta com o C3 hatch e com o C3 Aircross, caiu rapidamente no gosto do consumidor e, mês a mês, vem “roubando” clientes dos rivais e galgando degraus no ranking de emplacamentos.
Após passar um tempo de posse do Basalt em sua versão topo de linha, Shine Turbo, o CT Auto preparou um material especial para você que está de olho no belo SUV coupé francês.
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Reunimos 3 bons motivos para te convencer a comprar o carro, mas colocamos também 3 que podem te fazer fugir do modelo da Citroën e, assim, levar um carro da concorrência para a garagem. Confira.
Citroën Basalt tem uma série de atrativos que podem te fazer comprar o carro (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Motivos para comprar o Citroën Basalt
Vamos dar início à nossa lista com 3 bons motivos para comprar o Citroën Basalt, SUV turbo coupé da marca francesa.
3. Espaço interno
O espaço interno é um dos pontos altos do Citroën Basalt e, também, uma das justificativas pelo fato de o SUV coupé francês ter caído no gosto de taxistas e motoristas de aplicativo.
Basalt acomoda bem até 3 adultos o banco traseiro (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Afinal de contas, além de ser 23 milímetros maior que o “irmão” Aircross em comprimento (4.343 mm no total), o Basalt tem um entre-eixos generoso, de 2.645 mm, que garante espaço de sobra para até 3 adultos no banco traseiro. O porta-malas é outro item que chama a atenção, e oferece 490 litros de capacidade.
2. Conjunto mecânico
Outro motivo forte para comprar o Citroën Basalt é o conjunto mecânico. O SUV coupé francês tem sob o capô o excelente motor Turbo 200, 1.0 turbo que entrega até 130 cv nas mãos do motorista, com torque de 20,4 kgf/m.
Motor Turbo 200 é um dos pontos altos do SUV francês (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
O propulsor “casa” perfeitamente com o câmbio automático CVT de 7 velocidades, aliado da economia de combustível, e conta ainda com a acertada calibração da suspensão, que carrega o DNA “Flying Carpet” (tapete voador) da marca, com alto nível de absorção de impactos e imperfeições das vias.
1. Preço
O último e, talvez, mais importante motivo para comprar o Citroën Basalt é o preço, acessível a ponto de torná-lo o SUV turbo mais barato do Brasil, mesmo depois de ter majorado os valores de todas as versões após seu lançamento.
Basalt já ficou mais caro, mas ainda compensa o investimento (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
O Basalt parte de R$ 99.490 em sua versão de entrada, que tem motor 1.0 aspirado. Nas variantes superiores, todas com motor turbo, os preços ficam entre R$ 115.700 e R$ 117.100. Os preços são mais em conta até do que alguns hatches e sedans compactos.
Motivos para fugir do Citroën Basalt
Agora que resumimos os motivos para comprar o Basalt, chegou a hora de mirar nos pontos que podem fazer um potencial cliente “fugir” do SUV da marca francesa e fechar negócio com a concorrência.
3. Acabamento interno
O grande “calcanhar de Aquiles” do Citroën Basalt é, na verdade, um problema que não é exclusivo do SUV coupé, e sim de praticamente todos os carros da marca francesa à venda no Brasil: o acabamento interno.
Embora apresente elementos estéticamente atraentes, com uso de cores e texturas diferentes, o uso excessivo de plástico duro incomoda e pode, futuramente, gerar barulhos inconvenientes, comprometendo outro ponto forte do Basalt, que é o isolamento acústico da cabine.
Acabamento interno com muito plástico duro é “gol contra” do Basalt (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)
2. Pacote ADAS
O Citroën Basalt não oferece qualquer recurso de direção assistida, ou seja, tem pacote ADAS nível ZERO. Essa é uma bola fora, principalmente para um carro que, em sua versão topo de linha, beira os R$ 120 mil.
Há rivais da mesma categoria que, embora um pouco mais caros, já entregam recursos como alerta de permanência e centralizador em faixa, alerta de tráfego cruzado e aviso de colisão frontal.
Ausência de pacote ADAS é um dos pontos fracos do Basalt (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
1. Preconceito
Fechando o pacote de motivos para fugir do Basalt está um ponto que, na verdade, NÃO EXISTE, mas muita gente ainda teima em acreditar e, por isso, o CT Auto resolveu fazer essa “pegadinha”.
Estamos falando do preconceito que alguns ainda carregam contra carros de origem francesa, independentemente da marca. Vale pontuar que, assim como as chinesas, as montadoras francesas que vendem no Brasil melhoraram muito a qualidade de seus carros, e isso vale tanto para Citroën quanto para a Peugeot (também do Grupo Stellantis) e para a Renault, que tem no excelente Megane E-Tech um exemplo de sucesso.
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