EconomyFeaturedNewsTop Stories

3 carros da Renault zeram no em teste de segurança, mas Kardian se salva

Recentemente, alguns carros da Renault foram avaliados pelo Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos carros fabricados e vendidos na América Latina. E nenhum veículo da marca francesa conseguiu obter a nota máxima de segurança, embora o Renault Kardian tenha se destacado e quase conseguiu a maior nota.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Quanto custam os carros da Zeekr no Brasil? 10 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro de 2024

No entanto, outros veículos da fabricante não obtiveram um bom desempenho e zeraram a avaliação. Na classificação do Latin NCAP, constam três carros da Renault com zero estrelas: Logan, Sandero e Stepway. Entretanto, como os dois últimos são o mesmo carro, mas com nomes diferentes, na realidade foram dois modelos avaliados da marca que zeraram.

Com projetos mais antigos, Logan e Stepway (e Sandero) não contam com alguns equipamentos que passaram a ser obrigatórios pelo órgão de segurança. Dessa forma, era esperado que os veículos avaliados não obtivessem uma nota alta. Só que a nota zero nunca é positiva para a reputação da marca, principalmente agora que o público tem se importado mais com as avaliações do Latin NCAP.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além da falta dos equipamentos exigidos pela instituição da segurança, pesa contra esses modelos o tempo em que estão em linha. Por terem mais de uma década de mercado, Logan e Sandero foram concebidos em uma época com outro nível de exigência veícular.

Carros da Renault foram avaliados em teste de segurança (Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

Nota dos carros da Renault no teste de segurança

Começando pelos modelos que zeraram a avaliação, o Latin NCAP diz que Logan, Sandero e Stepway apresentaram, no teste de impacto frontal, uma estrutura instável e uma área estável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e do passageiro e alta tensão no pescoço de três anos (posicionada para a frente).

No impacto lateral de poste, os modelos tiveram proteção fraca para o peito e uma proteção pobre para a cabeça, além de fraca para o peito. Outro agravante foi a intrusão no compartimento do passageiro, o que pode aumentar os riscos de lesões. Na avaliação de chicotada cervical, o Latin NCAP diz que os modelos tiveram proteção marginal.

No caso dos sistemas de retenção infantil (SRI), o órgão reprovou os modelos pois não é possível desconectar o airbag do passageiro, caso seja necessário colocar uma cadeirinha no banco do carona.

Renault Sandero foi um dos modelos avaliados (Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

Outros pontos citados nesses carros da Renault foram a proteção para pedestres, que demonstrou uma proteção adequada para a cabeça, mas boa e marginal nas bordas e proteção deficiente pelo do pilar A e na borda do para-brisa. Nesse mesmo teste, a proteção da parte superior das pernas foi ruim perto da borda dianteira do carro.

No Brasil, o controle de estabilidade (ESC) passou a ser obrigatório nesse ano, mas isso não acontece em todos os países em que Logan, Sandero e Stepway são vendidos. Como o ESC não é um equipamento padrão dos modelos em todos os mercados, diferentemente do que acontece no mercado brasileiro, o Latin NCAP zerou os modelos também nesse requisito.

Nota do Renault Kardian no Latin NCAP

Por outro lado, ao menos o Renault Kardian demonstrou um bom desempenho na avaliação. O SUV não obteve a nota máxima, mas ficou próximo, com quatro estrelas conquistadas. Como oferece seis airbags e ESC de série, além de ser um projeto mais avançado, era esperado que o modelo tivesse uma nota melhor.

No impacto frontal, a carroceria apresentou uma estrutura estável e uma área instável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do passageiro. A proteção lateral foi boa, principalmente por conta dos airbags, o que fez o Kardian ser avaliado com proteção adequada para o tórax, mas marginal para o tórax no impacto lateral de poste.

Renault Kardian tirou boa nota no Latin NCAP (Imagem: Divulgação/Latin NCAP)

A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal, e na avaliação para crianças, o SUV da Renault obteve um bom desempenho, principalmente pelo motivo de que as cadeirinhas puderam ser instaladas para trás e com ISOFIX, seguindo as práticas mais recomendadas de segurança. O Latin NCAP apenas observou que a cabeça do dummy de três anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, mas sem valores críticos.

Por fim, o órgão diz que o Renault Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral, mas que poderia ter obtido cinco estrelas se melhorasse a proteção de pedestres e se adicionasse a frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis da estrada, desde que o recurso estivesse de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Leia também:

Como são os testes de segurança de carros do LatinNCap?
SUV da Citroën lançado no Brasil tira nota 0 em teste de segurança

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box