17 anúncios surpreendentes do The Game Awards 2024
O The Game Awards 2024 teve como a sua principal proposta celebrar a 10ª edição da premiação e, para isso, Geoff Keighley e sua equipe não pouparam esforços para trazer grandes e surpreendentes anúncios na quinta-feira (12).
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 4 maiores polêmicas do The Game Awards Como funciona a votação do The Game Awards?
Nesta lista, reunimos os melhores trailers revelados na apresentação, seja para você que não conseguiu assistir ao evento completo ou se apenas quer rever um ou outro anúncio.
Mesmo que algumas novidades do The Game Awards 2024 sejam somente uma “promessa” (os famosos vídeos que apresentam o protagonista, um logo e não há mais informações), é inegável que desta vez as produtoras capricharam e revelaram o que virá não só em 2025, mas também nos anos seguintes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entre os grandes anúncios do The Game Awards 2024, teve o tão esperado retorno de franquias como Virtua Fighter, Onimusha, Ninja Gaiden e Okami, assim como a presença de The Witcher 4 e até novas IPs – que vão chamar a sua atenção tanto quanto os demais.
17 melhores anúncios do The Game Awards 2024
17. Ninja Gaiden Ragebound: anúncio “retrô” empolga
A Dotemu se uniu ao estúdio The Game Kitchen (responsável por Blasphemous) para apresentar Ninja Gaiden Ragebound. Seu destaque é ter um visual baseado na versão de NES, mas com toda a agilidade e batalhas dinâmicas que conhecemos nas atuais gerações.
A aventura em pixelart apresenta Kenji Mozu, um novo personagem que vive na Vila Hayabusa. Ele presencia o véu que separa o mundo humano e demoníaco se rompendo, abrindo um portal para as trevas e, ouvindo o “chamado da batalha”, o heroi segue adiante para defender sua aldeia e povo.
Previsão de lançamento: terceiro trimestre de 2025
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC Imagem de Ninja Gaiden: Ragebound (Divulgação/Dotemu) Imagem de Ninja Gaiden: Ragebound (Divulgação/Dotemu) Imagem de Ninja Gaiden: Ragebound (Divulgação/Dotemu)
16. Shadow Labyrinth: um Pac-Man “diferenciado” na TGA 2024
Se você estranhou o episódio baseado em Pac-Man na série Nível Secreto, talvez seja pela razão de que não sabia que havia um jogo com aquele estilo sendo produzido pela Bandai Namco – e nem que isso seria um anúncio no The Game Awards 2024. Shadow Labyrinth carrega um teor mais “sombrio” na história do personagem, mostrando o dilema que ele carrega de “comer ou ser comido”.
Ao invés dos clássicos labirintos, você deve explorar através das plataformas 2D – com diversos elementos icônicos reimaginados para fazerem sentido dentro deste planeta alienígena hostil. O protagonista não é o próprio ícone da Bandai Namco, mas sim o Espadachim nº8 e seu companheiro “PUCK”.
Previsão de lançamento: 2025
Plataformas: PS5, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs Imagem de Shadow Labyrinth (Divulgação/Bandai Namco) Imagem de Shadow Labyrinth (Divulgação/Bandai Namco) Imagem de Shadow Labyrinth (Divulgação/Bandai Namco)
15. The Witcher 4 é um dos maiores anúncios do The Game Awards 2024
Com um vídeo de seis minutos, a CD Projekt Red finalmente mostrou o que esperar de The Witcher 4. Com Ciri no papel de protagonista, nota-se que sua inexperiência tomará o centro dos grandes conflitos do jogo – seja nos combates ou nas decisões tomadas no decorrer da jornada.
Apesar do impressionante vídeo, o estúdio manteve informações básicas como as mudanças que veremos no gameplay, sua data de lançamento e para quais plataformas ele chegará.
Antes do anúncio no The Game Awards 2024, o apresentador Geoff Keighley ressaltou que veríamos não apenas jogos que chegariam em 2025 ou 2026, mas que chegariam “no futuro”. Ou seja, possivelmente vai demorar – e se bobear, é um jogo next-gen (para o PS6 e o sucessor do Xbox Series).
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de The Witcher 4 (Divulgação/CD Projekt Red) Imagem de The Witcher 4 (Divulgação/CD Projekt Red) Imagem de The Witcher 4 (Divulgação/CD Projekt Red)
14. Elden Ring Nightreign: foco no coop de imaculados
Elden Ring: Nightreign foi uma das grandes surpresas do The Game Awards 2024, com o anúncio revelando a experiência multiplayer para até três jogadores. No standalone, os “imaculados” terão de sobreviver a um período de três dias e três noites – criando estratégias e se fortalecendo para derrotar um poderoso chefão no fim de cada noite.
O objetivo do game é derrubar as forças do Senhor da Noite, através de um PvE cooperativo. A FromSoftware pretende expandir ainda mais o universo macabro e misterioso do jogo base, que contou também com a expansão “Shadow of the Erdtree” em 2024.
Previsão de lançamento: 2025
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PCs Imagem de Elden Ring: Nightreign (Divulgação/FromSoftware) Imagem de Elden Ring: Nightreign (Divulgação/FromSoftware) Imagem de Elden Ring: Nightreign (Divulgação/FromSoftware)
13. Project Robot: apenas um trailer e um sonho
Fumito Ueda retornou, dessa vez para anunciar o “Project Robot” no The Game Awards 2024. O criador de Shadow of the Colossus, The Last Guardian e Ico apresentou um jovem subindo em um gigantesco robô – tentando escapar de uma legião de monstros e uma onda de choque iminente.
Vale notar que o game sequer tem um nome oficial, então é recomendável manter a calma e aguardar sentado em uma cadeira. A título de curiosidade, o último jogo em que o produtor esteve envolvido – The Last Guardian – foi anunciado em 2009 e chegou ao público apenas em 2016.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de Project Robot (Reprodução/genDesign) Imagem de Project Robot (Reprodução/genDesign) Imagem de Project Robot (Reprodução/genDesign)
12. The Outer Worlds 2: promessa de um jogo melhor que o anterior
A Obsidian pode estar ocupada com Avowed, mas não deixou a oportunidade do The Game Awards 2024 passar para trazer um novo trailer de gameplay de The Outer Worlds 2. E dá para notar que ação não vai faltar nessa sequência ainda maior do que vimos no primeiro game da linha.
Além disso, parece que o time de desenvolvimento está ciente dos problemas do seu antecessor e fala claramente no vídeo: “mais ação, mais armas e mais gráficos”. Ou seja, se você não curtiu tanto assim o anterior, fique de olho neste que eles estão tentando corrigir os erros do passado – ao menos é o que dão a entender.
Previsão de lançamento: 2025
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de The Outer Worlds 2 (Divulgação/Obsidian) Imagem de The Outer Worlds 2 (Divulgação/Obsidian) Imagem de The Outer Worlds 2 (Divulgação/Obsidian)
11. Split Fiction: a nova aposta de Josef Fares
Josef Fares está de volta e, depois do sucesso que teve com It Takes Two (que ganhou o “Jogo do Ano” no The Game Awards 2021), chegou a vez de apresentar Split Fiction. Seguindo o estilo do seu estúdio, essa é mais uma aventura para duas pessoas de forma cooperativa.
Na experiência, você controlará duas escritoras que acabam presas em uma simulação de seus livros de fantasia e de ficção científica. Cada uma delas terá sua própria arma especial e itens que evoluirão com o passar do tempo. Há grandes interações entre essas duas realidades, permitindo que use tudo isso para auxiliar o caminho da outra personagem.
Previsão de lançamento: 6 de março de 2025
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de Split Fiction (Divulgação/Hazelight) Imagem de Split Fiction (Divulgação/Hazelight) Imagem de Split Fiction (Divulgação/Hazelight)
10. Steel Hunters: robôs gigantes em batalhas colossais
E se misturassem APEX Legends com vários robôs – de aspecto humanoide e animal – para confrontos em grande escala? Steel Hunters surpreende por ser um grande multiplayer que traz essas máquinas para se enfrentarem – com habilidades únicas e um conjunto de armas que deve chamar a atenção de muita gente.
O projeto está sendo comandado pela Wargaming, o estúdio de World of Tanks, permitindo que o jogador possa se aliar aos outros times ou desafiar vários deles simultaneamente – buscando a vitória a qualquer custo. Ele será um jogo grátis, o que também abre espaço para que o público dê uma chance. Os testes beta já estão rolando no Steam, você pode solicitar acesso clicando aqui.
Previsão de lançamento: “em breve”
Plataformas: PCs Imagem de Steel Hunters (Divulgação/Wargaming Group) Imagem de Steel Hunters (Divulgação/Wargaming Group) Imagem de Steel Hunters (Divulgação/Wargaming Group)
9. Borderlands 4: mais do gameplay no The Game Awards 2024
Se há alguns meses só tivemos um vislumbre do que Borderlands 4 traria, a Gearbox fez questão de mudar as coisas no The Game Awards 2024 e dar ao público um gameplay tão intenso quanto o visto em seus antecessores.
O trailer fala por si próprio, apresentando o que os fãs tanto queriam da franquia: muita ação, loot multicolorido, quatro heróis agindo simultaneamente, um vilão insano e diversão – obviamente.
Previsão de lançamento: 2025
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de Borderlands 4 (Divulgação/2K Games) Imagem de Borderlands 4 (Divulgação/2K Games) Imagem de Borderlands 4 (Divulgação/2K Games)
8. DLC de Clive Rosfield incendeia Tekken 8
Se bem lembrarmos, Noctis esteve presente em Tekken 7. Então, por que Clive Rosfield, protagonista de Final Fantasy XVI, não pode ser um lutador convidado em Tekken 8? Pois ele pode e será, com um novo trailer mostrando o que esperar de seu gameplay no The Game Awards 2024.
É importante notar que a Bandai Namco não se segurou e promete embates épicos, principalmente por manter a habilidade de Clive de trazer Ifrit ao embate direto – com suas chamas dominando o ringue e causando caos ao redor de todos que atravessam o seu caminho.
Previsão de lançamento: 16 de dezembro de 2024
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de Tekken 8 – DLC Clive (Divulgação/Bandai Namco) Imagem de Tekken 8 – DLC Clive (Divulgação/Bandai Namco) Imagem de Tekken 8 – DLC Clive (Divulgação/Bandai Namco)
7. Virtua Fighter é o tão esperado retorno da franquia
A Ryu Ga Gotoku Studio, conhecida por trabalhar nas franquias Like a Dragon e Judgment, assumiu o compromisso de trazer Virtua Fighter para uma nova geração de jogadores e videogames – prometendo combates intensos e um grande ícone dos videogames voltando à ativa.
É importante mencionar que não foi mostrado muito em seu anúncio do The Game Awards 2024, com informações inéditas sendo compartilhadas com os fãs nas transmissões realizadas pelo próprio estúdio em um momento futuro.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de Virtua Fighter (Reprodução/SEGA) Imagem de Virtua Fighter (Reprodução/SEGA)
6. Project Century: explorando o passado, mais uma vez
Não contente em mostrar Virtua Fighter, a Ryu Ga Gotoku também mostrou o “Project Century” (nome provisório): com o protagonista vivendo no Japão em 1915 e apenas vivendo – passeando, se metendo em brigas, ajudando as pessoas por onde passa, se metendo em mais brigas, você sabe como é.
Não foi revelado se este projeto terá alguma conexão com a franquia Like a Dragon, apesar de nenhum indício ter surgido durante o trailer. Porém, nota-se que o gameplay e os confrontos que usam diversas armas e movimentos se apresentam de forma bem sólida – mostrando que fizeram a lição de casa para expandir ainda mais o que já produziram no passado.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de Project Century (Divulgação/SEGA) Imagem de Project Century (Divulgação/SEGA) Imagem de Project Century (Divulgação/SEGA)
5. Turok Origins: uma surpresa bem-vinda
Na ausência de Dino Crisis ou qualquer outro jogo que traga os dinossauros de volta, Turok Origins serve para mostrar que a esperança de enfrentar os poderosos répteis nos videogames ainda vive. O game é desenvolvido pela Saber Interactive – que também trabalha em Star Wars: Knights of the Old Republic.
De acordo com o estúdio, os jogadores poderão confrontar os lagartos como um time ou de forma isolada. Os chefões não se prendem ao ambiente, podendo levar o desafio ao céu, outros terrenos e até cavernas para ganhar vantagem sobre os jogadores. Outro destaque são os trajes com o DNA dos dinossauros, que se adaptam e geram novos poderes.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de Turok Origins (Divulgação/Saber Interactive) Imagem de Turok Origins (Divulgação/Saber Interactive) Imagem de Turok Origins (Divulgação/Saber Interactive)
4. Onimusha Way of the Sword: demônios no The Game Awards 2024
A Capcom também aproveitou o The Game Awards 2024 para apresentar seu novo Onimusha: Way of the Sword. O curto teaser mostra que a proposta é voltar ao cenário de fantasia feudal, mostrando outro confronto entre samurais e criaturas sobrenaturais.
A história se passará em Quioto, durante o período Edo. Com a cidade infestada pelo demoníaco Genma, caberá a um samurai com a Manopla Oni defender seu lar e o povo dos monstros de outro mundo. Claro que isso ocorrerá banhando sua espada com o sangue infernal delas, então espere muitas batalhas intensas.
Previsão de lançamento: 2026
Plataformas: PS5, Xbox Series e PCs Imagem de Onimusha: Way of the Sword (Divulgação/Capcom) Imagem de Onimusha: Way of the Sword (Divulgação/Capcom) Imagem de Onimusha: Way of the Sword (Divulgação/Capcom)
3. Dispatch: escolhas super-heroicas
O estúdio Adhoc, formado por muitos ex-desenvolvedores da Telltale, estão por trás de Dispatch: um jogo produzido para mostrar como organizar o mundo dos super-heróis através de suas escolhas. De coisas mais simples a grandes decisões, a promessa é que você poderá virar tudo de “cabeça para baixo” no mundo de sua história.
Outro detalhe que chama bastante a atenção é o visual similar ao que vemos nas HQs, além da presença de grandes nomes no seu elenco de dubladores: como Aaron Paul e Laura Bailey. Levando em consideração que isso parte da mesma equipe que criou The Wolf Among Us e Tales from the Borderlands, é bom prestar atenção nele.
Previsão de lançamento: 2025
Plataformas: PCs Imagem de Dispatch (Divulgação/Adhoc) Imagem de Dispatch (Divulgação/Adhoc) Imagem de Dispatch (Divulgação/Adhoc)
2. Okami voltará, um dia
Além de Onimusha: Way of the Sword, a Capcom também anunciou o retorno de Okami aos videogames. Com uma arte impressionante, vemos Amaterasu correndo e criando vida por onde passa. A parte ruim disso é que a sequência não tem sequer um nome, imagine uma previsão de lançamento.
A parte boa é que Hideki Kamiya, lendário desenvolvedor que trabalhou no original, fechou uma parceria com a Capcom para voltar nesta sequência oficial de Okami. Ou seja, as expectativas já podem começar a subir por este projeto.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de Okami Sequel (Divulgação/Capcom) Imagem de Okami Sequel (Divulgação/Capcom) Imagem de Okami Sequel (Divulgação/Capcom)
1. Intergalactic: The Heretic Prophecy fecha a noite da TGA
Por fim, temos o mais novo projeto da Naughty Dog – estúdio responsável por The Last of Us e Uncharted. Intergalactic é uma ficção científica que levará os jogadores para uma jornada pela sobrevivência em um planeta completamente inóspito. Claro, envolvendo várias emoções entre os seus personagens.
Como o projeto está sendo produzido por um “estúdio PlayStation”, possivelmente veremos a sua chegada primeiro em algum console da Sony e, com sorte, um lançamento posterior nos PCs. Porém, nem o anúncio do The Game Awards 2024, a Naughty Dog ou o presidente da empresa, Neil Druckmann, falaram quando isso será visto novamente. Pode ser que demore.
Previsão de lançamento: sem previsão
Plataformas: não foram reveladas Imagem de Intergalactic (Divulgação/Naughty Dog) Imagem de Intergalactic (Divulgação/Naughty Dog) Imagem de Intergalactic (Divulgação/Naughty Dog)
Leia outras matérias do Canaltech:
Astro Bot é o Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2024; veja lista Retrospectiva Playstation: Wrap-Up 2024 já está disponível; veja como fazer The Lord of the Rings: Return to Moria é 1º jogo misterioso da Epic Games Store
Leia a matéria no Canaltech.