10 recursos de segurança da Uber para motoristas e passageiros
A Uber tem um conjunto de regras para garantir a segurança entre motoristas e passageiros, mas também traz ferramentas no próprio app que podem reforçar a proteção das pessoas envolvidas e até ajudar durante situações de emergência.
Uber Bus no Brasil: como funciona o serviço de ônibus compartilhado Uber Seu Preço | Como negociar o preço das corridas no app
Portanto, se você usa o aplicativo com frequência, vale a pena saber o que cada ferramenta faz e chegar até o destino final com tranquilidade. O Canaltech listou algumas configurações importantes por lá — confira.
Recursos de segurança da Uber para motoristas e passageiros
Veja a lista completa:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
1. Botão de emergência
Passageiros e motoristas podem ligar para a polícia pelo número 190 rapidamente através de um botão de emergência no app. O recurso permite entrar em contato sem sair da plataforma e informa dados como o status da viagem e a localização atual, o que pode agilizar um atendimento.
2. Compartilhar viagem
Passageiros podem compartilhar o trajeto atual com outras pessoas — dessa forma, alguém que não está no veículo pode acompanhar toda a movimentação pelo aplicativo e saber quando a outra pessoa está chegando. A opção pode ser acessada durante uma viagem ou na área “Checagem de segurança” do app.
3. Contatos de segurança
A Uber permite salvar contatos de amigos e familiares no próprio perfil e envia o link para acompanhar a viagem para cada um deles. Além disso, é possível salvar um contato de emergência que pode ser acionado pela empresa quando ela não conseguir falar com você.
Para salvar, basta acessar a central de segurança do app e procurar por “Contatos de confiança”.
4. Código de verificação
O código de verificação pode ser usado por motoristas e passageiros na plataforma: antes de iniciar uma viagem, o cliente precisa informar uma sequência numérica para certificar que está no veículo correto. O recurso traz uma camada adicional de segurança ao trajeto por verificar ambos os perfis envolvidos.
A ferramenta pode ser acessada na aba “U-Código”, dentro da área de checagem de segurança.
Usuários da Uber podem exigir código de verificação antes de começarem uma viagem (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
5. Gravação de áudio
Motoristas e passageiros podem gravar o áudio durante uma corrida no aplicativo e ter uma prova de algum ocorrido caso passem por um problema. A Uber informa que o conteúdo das gravações é protegido e só pode ser acessado após enviar o arquivo para um relatório de segurança do app.
É necessário manter o recurso ativo na área de checagem de segurança para usá-lo.
6. Gravação de vídeo (somente motoristas)
Motoristas que possuem câmeras veiculares podem cadastrar o dispositivo no app e usá-las para gravar corridas. Os arquivos podem ser enviados em relatórios de segurança e garantem proteção maior durante o trabalho.
7. Verificação por selfie
Os perfis criados na plataforma precisam enviar uma selfie para verificação. O recurso ajuda a garantir que você entrará numa corrida com aquele motorista ou com aquele passageiro específico e ajuda a reduzir casos de pessoas que usam as contas de outras.
Vale reforçar que existe um método específico para chamar Uber para outra pessoa.
8. Checagem automática de rota
O aplicativo usa o serviço de GPS e de outros sensores do celular para identificar se houve alguma mudança inesperada na rota, como desvio no trajeto, parada longa ou encerramento precoce da viagem. Quando isso acontece, a plataforma automaticamente manda uma mensagem para o usuário com as possíveis opções de suporte.
9. Aceitar apenas passageiras mulheres (somente motoristas)
A função “U-Elas” permite que motoristas mulheres aceitem apenas pedidos de corridas feitos por passageiras mulheres — basta acionar o botão no app para segmentar a conexão com novos clientes.
10. Bloqueio de passageiros (somente motoristas)
A Uber também permite bloquear um passageiro no app e impedir que este perfil seja conectado novamente com o motorista para novas corridas. Quando a avaliação é de uma estrela, o app automaticamente bloqueia a pessoa, mas o recurso é opcional para avaliações entre duas e três estrelas.
A lista, portanto, fica assim:
Botão de emergência Compartilhar viagem Contatos de segurança Código de verificação Gravação de áudio Gravação de vídeo Verificação por selfie Checagem automática de rota Aceitar apenas passageiras mulheres Bloqueio de passageiros
Você também pode ver o passo a passo para saber a sua avaliação média na Uber.
Saiba mais sobre o app:
Como ver o preço do Uber em outra cidade | Guia Prático Uber Pet | Como pedir, regras e cidades no Brasil 99 e Uber ficam mais caros quando a bateria do celular está acabando?
VÍDEO: entenda por que o carro sedan não tem limpador de vidro traseiro
Leia a matéria no Canaltech.