EconomyFeaturedNewsTop Stories

10 lançamentos de carros para ficar de olho em 2025

Sempre que um ano novo começa, são geradas diversas expectativas em torno das novidades que serão apresentadas em diferentes setores, inclusive no mercado automotivo. Para 2025, é esperado que o setor seja marcado por inovações e crescimento, além do aumento da participação de veículos elétricos e híbridos.

De acordo com especialistas, o mercado automotivo do Brasil tem a tendência de crescer em torno de 5% esse ano, com a comercialização de cerca de 2,6 milhões de unidades, sendo impulsionado por novos lançamentos e investimentos. Quanto aos desafios, o desempenho do mercado pode ser afetado principalmente pela alta do dólar e dos juros, além das mudanças nas cadeias de suprimentos e inflação.

Para quem quer ficar por dentro das novidades que devem chegar ao país em 2025, veja a lista com os lançamentos de carros que merecem atenção este ano. Confira abaixo!

Leia mais:

Lei da Cadeirinha 2025: veja o que mudou e como evitar multas

Carros modernos têm um ‘defeito’ em comum: a coleta de dados

Aurora Safety Car: como um padre criou o carro mais feio da história, mas antecipou o futuro

10 lançamentos de carros para ficar de olho este ano

BYD Denza D9

(Imagem: Divulgação/BYD)

O modelo promete ocupar um lugar de destaque no mercado. O Denza D9 surgiu com a joint-venture formada pela BYD e a Mercedes-Benz, mas que hoje está majoritariamente nas mãos da montadora chinesa. Foi apresentado no Festival Interlagos juntamente com o Bao 5, e é do estilo minivan, com 5,25 m de comprimento e 3,11 m de entre-eixos.

Sua cabine tem acabamento premium e Sistema ADAS avançado, com tecnologia nível 2 e 9 airbags. Ainda oferece poltronas reclináveis para os passageiros da fileira central, além de telas digitais nos encostos de braço, que servem para realizar ajustes.

Leapmotor C10

(Imagem: Leapmotor/Divulgação)

A marca chinesa Leapmotor, que agora faz parte do Grupo Stellantis, vem preparando o terreno para chegar ao Brasil em 2025. A marca pretende lançar diversos modelos no país, com destaque para dois: o T03, que ganhou o apelido de Dolphin da Stellantis, e o C10, SUV 100% elétrico.

Esse segundo chama mais atenção por ser concorrente em um dos setores mais disputados do país hoje em dia: o dos SUVs eletrificados. O modelo conta com porte de Jeep Commander, com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgf/m de torque. Pode oferecer autonomia de 410 km ou 530 km por carga no ciclo chinês, de acordo com a capacidade das baterias – 52,9 kWh ou 69,9 kWh.

Hyundai Kona

(Imagem: Divulgação/Hyundai)

Depois de trazer ao mercado brasileiro o Palisade e o Ioniq 5, a Hyundai confirmou que vai lançar a nova geração do Kona no Brasil. É um SUV compacto que chega para tomar um lugar acima do Creta, vindo com um leque de opções interessantes ao consumidor.

Ainda que não tenha confirmação oficial, a marca pretende lançar o Kona na versão tradicional, a combustão e eletrificadas, sendo híbrida ou 100% elétrica. A projeção é de que o SUV da Hyundai chegue ao Brasil em algum momento do 1º trimestre deste ano.

Kia EV9

(Imagem: Divulgação/Kia)

O Kia EV9 é mais um dos carros da lista que têm como origem a Ásia. O SUV de luxo fechou 2023 sendo o carro mais vendido da marca sul-coreana no mundo. Por conta disso, foi cogitado para desembarcar no Brasil em 2024, contudo, a expectativa não foi confirmada.

O modelo tem capacidade para até 7 ocupantes, e promete chegar com motor de 204 cv de potência, além de bateria de 99,8 kWh, o que rende até 541 km de autonomia no ciclo WLTP. Além dessa versão, a marca também conta com a Standard, que tem mais potência (218 cv) mas menos autonomia (497 km), e a GT Line, com dois motores elétricos, 384 cv de potência, tração integral e cerca de 500 km de autonomia.

Audi A7

(Imagem: Divulgação/Audi)

Para quem prefere um carro mais tradicional, o Audi A7 não será elétrico. O modelo europeu também está programado para chegar ao Brasil este ano, para ocupar o lugar de um dos maiores sucessos da marca premium alemã. A informação não está 100% confirmada, mas é possível que ele chegue aqui na carroceria hatch e na station wagon, também conhecida como “perua”.

Citroën Ami

(Imagem: Divulgação/Citroën)

O modelo da Citroën pode parecer de mentira, mas é real. O Ami tem a promessa de chegar ao Brasil há algum tempo, mas ao que tudo indica, isso deve acontecer oficialmente em 2025. O subcompacto dispensa o uso de CNH pelo condutor na Europa, e pode ser considerado um quadriciclo. No Festival Interlagos de 2023 o modelo foi exposto, e fez sucesso.

Ele ganhou o apelido de “carro elétrico mais lento do mundo”, já que ele possui um motor de apenas 8 cv, o que oferece uma velocidade máxima de 45 km/h. Sua autonomia também não é muito grande, com o máximo de 70 km por carga, com capacidade de 5,5 kWh.

Nissan Kicks

(Imagem: Divulgação/Nissan)

Pelo nome, pode não parecer uma novidade, até porque o modelo japonês faz parte do mercado automotivo brasileiro desde 2016. Porém, o SUV que está para chegar promete ser totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. A Nissan apresentou o modelo em março de 2024, nos Estados Unidos, e confirmou a chegada dele ao Brasil em sua nova geração.

O novo Kicks oferece novidades no design, tamanho e no conjunto mecânico, com uma inédita motorização turbo que merece destaque, parecido com a presente no Renault Kardian.

Toyota Yaris Cross

(Imagem: Divulgação/Toyota)

O Yaris Cross promete agradar os fãs do Corolla, Corolla Cross e outros modelos da Toyota. Se trata de um SUV compacto responsável pelo encerramento da produção do Yaris sedan no país, sendo um utilitário que deve ocupar as linhas de produção de onde saia o Toyota Etios, em Sorocaba (SP). Seu principal diferencial será o motor híbrido flex.

SUV do Onix

(Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Mesmo que não tenha nenhuma informação vazada, já se sabe que o modelo está confirmado para o Brasil este ano. Contudo, nem mesmo o nome é de conhecimento popular. Tudo o que se sabe é que se trata de um SUV compacto derivado do Chevrolet Onix, se unindo aos outros da família que também possui o sedan Onix Plus.

De acordo com executivos da montadora, o novo carro vai ser produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e deve preencher um espaço no portfólio da marca. A intenção é comemorar o centenário da GM no Brasil com o SUV inédito, além das novas gerações do Onix e do Onix Plus.

Volkswagen Tera

(Imagem: Divulgação/Volkswagen)

O Tera, que foi confirmado como novo SUV de entrada da Volkswagen no Brasil para 2025, teve seu nome escolhido em votação popular. O considerado “sucessor” do Gol, um dos maiores sucessos da marca alemã, tem rodado o país em testes de forma camuflada.

A expectativa é que suas configurações sejam reveladas oficialmente pela Volkswagem em pouco tempo. Por hora, o que sabemos é que ele será menor do que o Nivus, e deve trazer um motor 1.0 turbo TSI 170, a versão com potência menor.

O post 10 lançamentos de carros para ficar de olho em 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box